Páscoa no Canal História: a tradição continua a ser o que era. Nuno Bergonse é o chef da Última Ceia 2020

Nuno Bergonsec ©Nines Minguez
Nuno Bergonsec ©Nines Minguez

Esta vai ser a Páscoa mais atípica de que muitos se lembrarão, em virtude do cancelamento de várias festas por causa do surto de COVID-19. Mas o Canal História mantém a tradição e passa mais uma edição da Última Ceia.

Há oito anos que é assim: em época de Páscoa, o Canal História pede a um chef que recrie o menu deste momento bíblico, uma iniciativa que já teve a participação de Vitor Sobral, Kiko Martins, Henrique Sá Pessoa, Miguel Laffan ou Diogo Noronha.

Em 2020, num contexto Páscoa a ter de ser comemorada, provavelmente, sem a habitual reunião de família, este canal mantém a tradição e convida mais um chef para apresentar «o menu mais famoso da História adaptado aos dias de hoje».

Última Ceia de Nuno Bergonse feita com ingredientes da época

O chef da edição deste ano de A Última Ceia é Nuno Bergonse, que está ligado a projecto com um cariz social, o É Um Restaurante, onde trabalham ex-sem abrigo: o objectivo é promover a integração. A ementa vai, precisamente, reflectir «o contexto social, de partilha e de conforto deste restaurante», lembra o Canal História.

Composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, o menu Última Ceia de Nuno Bergonse é feito com produtos da época: ovos, leguminosas, queijo (de cabra principalmente), cordeiro, frutos secos e pão. Estas são propostas “bíblicas”, com as explicações do chef:

ENTRADA
Ovo Dourado com Lentilhas e Queijo de Cabra: «escolhi o ovo como elemento central, uma vez que este é um símbolo universal de nascimento e criação. Representa também o início de um novo ciclo».

PRATO PRINCIPAL
Cordeiro com Tâmaras e Tubérculos: «Inspirei-me na carne de cordeiro uma vez que era a mais utilizada. Decidi acompanhá-la com as tâmaras que são doces e oriundas da região da Galileia. Gosto da ideia de utilizar o contraste do agridoce».

Última Ceia Canal História ©Nines Minguez

SOBREMESA
Pudim de Pão e Passas com Amêndoas e Gelado de Cardomomo: «O pão fazia parte de todas as refeições da época. A ideia era acabar com um prato com este elemento. É uma receita que reflecte o poder da transformação de um ingrediente tão simples em algo muito saboroso».

A edição 2020 da Última Ceia do Canal História estreia dia 3 de Abril às 22:10 e tem várias repetições até Domingo de Páscoa, a 12 de Abril. Se quiser tentar fazer uma destas receitas em casa, por ver como fazê-lo aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].