Álvaro Filho: conheça a história do autor brasileiro que está a escrever um livro em directo no Facebook

Álvaro Filho ©Líbia Florentino
Álvaro Filho ©Líbia Florentino

O escritor brasileiro Álvaro Filho está a mostrar como funciona o processo de criação de um romance, em directo no Facebook. Esta é uma nova forma de se aproximar dos leitores, durante o isolamento.

Alguma vez sentiu curiosidade em saber como é que o seu escritor preferido entre no processo de criação de uma história, para um livro? Que indecisões tem, se refaz muitas vezes o texto ou como é que se concentra?

É precisamente isso que agora pode ver, todos os dias, na página de Facebook de Álvaro Filho. O escritor brasileiro decidiu partilhar o processo criativo da produção do seu próximo romance, que sai ainda este ano: Delito, Amor e Pandemia.

«A tecnologia permite partilhar a solidão», diz Álvaro Filho

«Durante a quarentena criativa na web, cada um colabora com o que sabe fazer: os chefs cozinham, os músicos tocam, os personal trainers dão treino e parece-me lógico que o escritor, escreva», explica o autor, que vai mostrar a sua rotina de escrita durante duas semanas.

Os directos no Facebook com o escritor são todos os dias, até à semana de Páscoa, e acontecem sempre ao final da manhã e ao princípio da noite – fora destes momentos, Álvaro Filho compromete-se «a não escrever».

Nos seus vídeos live, o escritor «explica a estrutura do romance, edita o texto, muda a voz das personagens e responde a perguntas de quem estiver a ver. «Sempre achei estranho e, até, comovente a história de que o escritor está condenado a um ofício solitário. Talvez a tecnologia permita também partilhar a solidão», lembra Álvaro Filho.

Álvaro Filho Live Facbook ©DR

Lisboa é o cenário da história de Delito, Amor e Pandemia

A história do livro Delito, Amor e Pandemia passa-se numa Lisboa «cada vez mais deserta e assustada» e centra-se em «quatro jovens delinquentes que ganham a vida em pequenos golpes», em assaltos «aos apartamentos dos infectados que estão no hospital». Mas tudo muda quando entra em cena o «vírus do amor».

Jornalista e escritor, Álvaro Filho nasceu no Brasil e vive actualmente em Lisboa. Em 2017 venceu o Prémio Literário da Academia Pernambucana de Letras com Meu Velho Guerrilheiro. Em 2018 ganhou o prémio Novos Talentos Escrita Fnac com Otelo e em 2019 editou Alojamento Letal (Editora Planeta).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].