Tomar à Prova, uma rota de tapas e petiscos de duas semanas, com opções vegetarianas e vinho Mouchão

Rota de Tapas - ©Tomar Prova
Rota de Tapas - ©Tomar Prova

A segunda edição da rota de tapas e petiscos Tomar à Prova começa a meio de Fevereiro e fica na cidade nabantino até ao princípio de Março. Ao todo, há dezassete restaurantes para visitar.

Costuma-se dizer que a imitação é a mais sincera forma de elogio e o município de Tomar presta, pela segunda vez, uma “homenagem” à conhecida Rota de Tapas Estrella Damm, com um evento que tem o mesmo conceito.

Tal como na iniciativa da marca espanhola, a ideia é comer uma tapa, num restaurante aderente, e beber um copo – neste caso, a cerveja é substituída por vinho ou pela bebida tradicional de Tomar, o mouchão.

Organização disponibiliza passaporte para carimbar visitas

No Tomar à Prova há dezassete restaurantes aderentes, todos com esta dupla gastronómica a três euros – curiosamente o mesmo preço da combinação de tapa/cerveja da Rota da Estrella Damm.

O Tomar à Prova começa no dia 13 de Fevereiro (Quinta-Feira) e acaba duas semanas depois, no dia 1 de Março (Domingo). Quem quiser pode ainda pedir um passaporte (tal como na Rota de Tapas Estrella Damm), onde as visitas em cada restaurante podem ser carimbadas – pode vê-lo aqui, em PDF.

Este evento tem tapas e petiscos nacionais, mas também com influências argentinas, italianas, espanholas, «bem como novas experiências gastronómicas», explica a organização. Quem segue um regime vegetariano também vai conseguir encontrar alternativas nos menus dos restaurantes, sublinham os responsáveis. Aqui fica a lista completa:

Adega do Bolacha: omelete de negrinha e pataniscas de bacalhau
Amor Lusitano – A Portuguese House: mata-borrão
Café Santa Iria: bruschetta de bacalhau
Café Stop: petingas à Stop e pastéis de bacalhau
Central Tapas Café: tapas ibéricas
Cervejaria Casa da Vera: asinhas de frango com “cola”
Cervejaria Lusitânia: moelas
Cervejaria Noite e Sol: moelas e bucho à Noite e Sol
Cova Funda: pica-pau à Cova Funda
Delícias de Sabores: delícia e delícia vegetariana
Infante: tábua de presunto de pato, batata doce recheada com legumes e tosta de salmão fumado com alcaparras e azeite S. Dorninho
Patagónia: empanada de carne saltena, pincho de tortilla y chorizo colorado con alioli y cogumelos e rol de berenjena, relleno de ricota, tomates secos y albahaca
Picadeiro: tábua com queijo, presunto, paio, doce e tostas
Refúgio: fataça frita
Taverna d’Talha: bruschetta de cogumelos e bruschetta de presunto Tabernáculo do Rio: moelas
1.º de Maio: bucho à 1º de Maio e salada de potas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].