Portugues Suave Tabaco Mentol ©Trendy

Está quase: em breve, o tabaco com sabor ou bolinha de mentol vai ser proibido em toda a UE

por • 10 Fevereiro, 2020 • ActualidadeComentários fechados em Está quase: em breve, o tabaco com sabor ou bolinha de mentol vai ser proibido em toda a UE7818

Falta pouco mais de dois meses para que todo o tabaco com sabor ou bolinha seja proibido na UE. Este é o resultado da transposição de uma Directiva Europeia de 2015.

Já há vários maços em Portugal com o aviso: «Este produto será proibido em breve». Apesar de já se saber, desde Janeiro 2016, que este tipo de tabaco iria deixar de ser comercializado na UE, só recentemente é que este alerta começou a ser incluído nas caixas.

A partir de 20 de Maio deste ano, todos as marcas de tabaco (mesmo as versões de enrolar) com sabor a mentol incluído no cigarro, mesmo em forma de bolinha, vão ter de deixar de vender estas versões em todos os países da UE.

Tabaco aquecido com mentol da IQOS escapa à proibição

Na Europa, são muitos poucos os mercados onde este tabaco pode continuar a ser vendido: Suíça, Noruega, Bielorrússia, Ucrânia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Albânia, Macedónia e Kosovo; a zona europeia da Turquia também está nesta lista.

Fora desta proibição ficam «cigarrilhas, charutos, tabaco para cachimbo ou cachimbo de água que possam conter mentol», lembra o site proibicao-mentol2020.pt, assim como o tabaco aquecido da IQOS, a única marca do género à venda em Portugal.

A IQOS tem, no mercado nacional, dois sabores mentolados de tabaco aquecido: Turquoise e Blue (este último, com hortelã-pimenta). Neste tabaco, o sabor/aroma não está incluído no Heet (no cigarro), mas sim numa faixa “escondida” dentro do maço, na zona da tampa.