Lisboa mais vermelha e branca: Acciona passa a ter 500 motas elétricas para alugar nas ruas da capital

©Acciona Lisboa
©Acciona Lisboa

Aquela que é uma das três plataformas de motosharing de Lisboa reforçou a oferta com mais quinhentas motas 100% eléctricas. A Acciona chega-se à frente num mercado que conta também com a Wyze e a eCooltra.

Já são cinco centenas de motas Acciona em Lisboa. A empresa espanhola de energia, que chegou ao mercado nacional na Primavera de 2019, reforçou a sua frota na capital, que começou por ter trezentas motas eléctricas, e chega agora às quinhentas.

Com isto, a Acciona fica ombro a ombro com a eCooltra que já no final do Verão chegou às quinhentas motas em Lisboa; a Wyze, a outra plataforma de aluguer de motas em free floating (o chamado motosharing, um conceito semelhante ao de carsharing), tem metade: 250.

Acciona tem pacote de minutos a começar nos 11,50 euros

As novas motas da Acciona são modelos iguais aos que já estavam disponíveis: têm 125 cc e dois modos de condução: Standart (S) com velocidade máxima de 50 km/h e Custom (C), onde são atingidos os 80 km/h. Todos os modelos têm dois lugares e disponibilizam dois capacetes.

Tal como acontece com as várias alternativas de mobilidade eléctrica que existem em Lisboa (como as motas da eCooltra e as trotinetas), é preciso usar uma app, que está disponível para iOS e Android, e que mostra as motas num mapa, com a carga de bateria disponível.

Depois, é cobrado um preço por minuto, que varia conforme o modo usado pelo utilizador: no ‘C’ é de 28 cêntimos por minuto e, no ‘S’, é de 26. Há ainda pacotes pré-pagos que começam nos cinquenta minutos, por 11,50 euros.


Para ter ainda mais descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e Bolt, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis. Temos ainda códigos para ganhar dinheiro-extra nos cartões Curve, TransferWise, N26 e Revolut.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos; também serve para as bicicletas)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

CARTÕES BANCÁRIOS
Código Revolut: revolut.com/referral/ricardxyb
Código N26: ricardod9122
Código TransferWise: transferwise.com/invite/u/ricardod761
Código Curve: NQAMJ6ZD ou curve.app/join#NQAMJ6ZD</a (vale 5 libras)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].