Tubezito: o site português com vídeos do YouTube para crianças transformou-se numa app

Tubezito App
Tubezito App

Quando foi criado, em 2017, o Tubezito era um projecto único em Portugal. No entanto, em três anos o mercado mudou, principalmente com a chegada do YouTube Kids. Como é que este projecto está, agora?

«A ideia foi de João Pina Souza, que criou um agregador de vídeos do YouTube com uma lista que apenas têm filmes, músicas e séries para crianças dos 3 aos 10 anos». Foi assim que, em Janeiro de 2017, era apresentado o Tubezito.

Na altura, os pais que quisessem entreter os filhos com vídeos de desenhos animados ou outros conteúdos infantis, tinham de lhes dar um telemóvel ou um tablet para a mão com a app clássica do YouTube – e isto era um problema.

Chegada do YouTube Kids reduziu necessidade de alternativas?

«Apesar de ser um portal óptimo e com tudo o que se pode pedir, tal como fazer filtros de segurança e listas personalizadas as crianças arranjam sempre maneira de ver o que não devem», dizia João Pina Souza. Se, há três anos, o Tubezito era o único recurso que permitir ter algum controlo sobre o que as crianças viam no YouTube, isso mudou no Verão de 2019.

No ano passado, o YouTube disponibilizou uma versão da app para crianças (o YouTube Kids) e tudo mudou, inclusive as regras gerais de upload de vídeos para esta plataforma, cujo conteúdo passou a ter de ser marcado como feito ou não para crianças.

Assim que o próprio YouTube lançou uma aplicação com vídeos seguros para crianças, as alternativas podem deixar de fazer tanto sentido como na altura em que esta não existia – pelo menos em Portugal. Uma delas, e talvez a única, era o Tubezito, um site que agora e reinventa e se transforma numa app.

Tubezito certificado pela IARC com o selo de ‘excelência’

Esta app é, basicamente, uma simples transposição do site, com as diferentes séries catalogadas e divididas num menu e… pouco mais. Aqui, não temos controlo parental dos pais nem outra forma de controlar, pelo menos, o tempo de visualização das crianças, algo que está muito bem desenvolvido na app do YouTube.

Contudo, João Pina Souza, diz que o The International Age Rating Coalition (IARC, que classifica conteúdos tendo em conta as idades), diz que o Tubezito está classificado como sendo de «excelência para +3 anos».

Todas as temporadas d’ As Aventuras de Miau disponíveis

Mesmo com este dado, a única vantagem que vamos no uso do Tubezito é mesmo o facto de termos os vários vídeos divididos por série de animação – Patrulha Pata, Ruca, Dora, por exemplo – e também por catalogação temática: ‘Música’, ‘Bandas’, ‘Aprender’, entre outras, a que se juntam agora ‘Radical’, ‘Heróis’ e ‘Especial’.

Nesta última, as crianças vão encontrar uma novidade: todas as temporadas dos desenhos animados brasileiros As Aventuras de Miau. Para já, a app Tubezito apenas pode ser descarregada para smartphones e tablets Android; a versão para iOS chega, segundo o autor, «em breve».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].