Jay Z acaba com a birra e volta a autorizar a partilha de todas as suas músicas no Spotify

Jay Z Spotify ©Scott Roth/Invision/AP
Jay Z Spotify ©Scott Roth/Invision/AP

O rapper norte-americano deixou de estar de costas voltadas com o Spotify e voltou a permitir que este serviço de streaming tenha as suas músicas online.

Foi há dois anos que Jay Z decidiu deixar de autorizar a partilha da maior parte das suas músicas no Spotify, deixando apenas alguns trabalhos mais antigos. Este tipo de decisão já tinha sido tomada por Taylor Swift, em 2014, que só voltaria à plataforma de streaming em 2017, depois dos pedidos dos fãs.

Nesse mesmo ano, outro grande nome da música dos EUA anunciava a sua saída do Spotify. Jay Z é dono de uma plataforma de streaming concorrente, o Tidal, que se diferencia por disponibilizar música (e também vídeos) com qualidade superior, em alta-fidelidade. Esta facto pode ter estado na base da sua saída do Spotify.

Spotify deu os parabéns e as boas-vindas a Jay Z pelo Twitter

Mas, no dia em que fez 50 anos, Jay Z acabou com esta “birra” e está de volta à app sueca – o anúncio foi feito pela conta oficial de Twitter do Spotify, que deu os parabéns e as boas-vindas ao rapper.

Em 2017, Jay Z saia do Spotify e também do Apple Music – contudo, as suas músicas iriam regressar pouco tempo depois ao serviço da Apple. Na altura, a explicação dada pelos responsáveis da app foi de que isso tinha acontecido «a pedido» do cantor.

Para já ainda não há qualquer declaração oficial de Jay Z sobre este regresso ao Spotify. Certo é que já podemos ouvir todos os álbuns do cantor na íntegra, incluindo o mais recente 4:44 que saiu em 2017 e Everything is Love, o trabalho colaborativo que fez com Beyoncé, sua mulher, em 2018.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].