A matemática de Jorge Jesus bem feita: afinal, quantas finais disputou e venceu o treinador do Flamengo?

Jorge Jesus ©Marcos Corrêa
Jorge Jesus ©Marcos Corrêa

Tornou-se viral um vídeo onde Jorge Jesus se confundiu com o número de vitórias e derrotas em finais, ao longo da sua careira: «Em dezasseis finais, esta foi a 17.ª final que eu tive na minha carreira, ganhei dezassete e perdi dez». Afinal, o que ganhou e perdeu Jorge Jesus.

O treinador português, que este ano foi contratado pelo Flamengo, dificilmente poderia querer melhor no seu ano de estreia no Brasil. Apesar de os primeiros tempos não terem corrido bem, com maus resultados no Brasileirão e derrota numa eliminatória da Taça do Brasil, Jorge Jesus conseguiu dois títulos em 24 horas.

No passado Sábado, Jesus levou o Flamengo à vitória na Taça dos Libertadores (o equivalente da ‘Liga dos Campeões’, na América do Sul), o que aconteceu pela segunda vez em 38 anos. No Domingo, quando ainda festejava esta vitória, o ‘Mengão’ foi campeão nacional no sofá.

Taças e campeonatos: os dezassete títulos de Jorge Jesus

Mas foi depois da conquista da Taça dos Libertadores que Jesus fez declarações à televisão Fox Sports (vídeo em baixo) que se tornaram virais pela evidente confusão do treinador português, talvez explicada pelas emoções da vitória, conseguida apenas nos últimos cinco minutos.

«Em dezasseis finais, esta foi a 17.ª final que eu tive na minha carreira, ganhei dezassete e perdi dez». Como é óbvio, não faz sentido ganhar dezassete finais em dezasseis, muito menos perder dez. O que Jesus, provavelmente quereria dizer, era que, em dezassete finais tinha perdido seis e ganho onze.

O palmarés de Jorge Jesus, além de taças conquistadas em finais, tem igualmente três campeonatos ganhos em Portugal pelo Benfica (mais um de segunda divisão, com o Amora) o tal campeonato brasileiro conquistado a 24 de Novembro e ainda uma Taça Intertoto, com o Braga.

No entanto, esta última não foi ganha numa final, uma vez que era entregue à equipa que, fosse mais longe na Taça UEFA, vinda das eliminatórias de qualificação – não pode, por isso, ser contada como ‘final’. Ao todo, juntando taças de finais e campeonatos, Jesus tem dezassete títulos.

Jorge Jesus e as finais: contas certas de todas as competições

Jorge Jesus conta por vitórias todas as finais da Taça da Liga. O treinador venceu sempre os jogos: cinco ao serviço do Benfica (entre 2010 e 2015) e um pelo Sporting (2018). Isto acontece ainda na Taça dos Libertadores e da Supertaça da Arábia Saudita, apesar de nestas duas ter apenas apenas disputado uma final.

A segunda competição onde Jesus tem melhor aproveitamento é na Supertaça portuguesa: três finais e duas vitórias. Na Taça de Portugal, é onde o registo começa a piorar: quatro finais e apenas uma vitória, em 2014 com o Benfica (1-0, contra o Rio Ave).

Para concluir as contas, restam as duas finais em 2013 e 2014 da Liga Europa, onde Jorge Jesus marcou presença também com o Benfica. Aqui, o saldo é ainda mais negativo: duas derrotas. Resumindo: Jorge Jesus disputou, na sua carreira de treinador, dezassete finais – perdeu seis e ganhou onze. Aqui fica a lista completa.

Taça de Portugal
2007: Belenenses – Sporting, derrota
2013: Benfica – Vitória Guimarães, derrota
2014: Rio Ave – Benfica, vitória
2018: Sporting – Aves, derrota

Taça da Liga Portuguesa
2010: Benfica – FC Porto, vitória
2011: Benfica – Paços Ferreira, vitória
2012: Gil Vicente – Benfica, vitória
2014: Benfica – Rio Ave, vitória
2015: Marítimo – Benfica, vitória
2018: Sporting – Setúbal, vitória

Supertaça Nacional
2010: FC Porto – Benfica, derrota
2014: Rio Ave – Benfica, vitória
2015: Sporting – Benfica, vitória

Liga Europa
2013: Chelsea – Benfica, derrota
2014: Benfica – Sevilha, derrota

Supertaça Arábia Saudita
2018: Al Hilal – Al Ittihad, vitória

Taça Libertadores Conmebol
2019: Flamengo – River Plate, vitória

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].