Emov é a primeira app de car sharing a sair de Lisboa: a nova zona de cobertura será a Amadora

DS3 Crossback Free2Move
DS3 Crossback Free2Move

Depois de ter entrado para a plataforma Free2Move na semana passada, a Emov anunciou uma nova zona de cobertura que chega à Amadora até final do ano.

Os serviços de car sharing em regime de free-floating (ou seja, sem postos de levantamento ou estacionamento fixos) resumem-se, em Portugal, a duas apps: ShareNow e Emov. Esta última passou a integrar a plataforma Free2Move do Grupo PSA e, em breve, deixará mesmo cair a designação original.

Com esta mudança veio também a integração na frota de trinta automóveis DS3 Crossback que substituem outros trinta C-Zero 100% eléctricos mais antigos, que estavam em Lisboa desde o início da operação, em Abril de 2018.

Alfragide é o primeiro passo da expansão da “nova” Emov

Uma semana depois de ter anunciado estas mudanças, a plataforma que, para já, se chama oficialmente ‘Emov by Free2Move Carsharing’ reuniu hoje alguns jornalistas para comunicar mais algumas novidades. A principal tem que ver com o alargamento da zona de cobertura: até final de 2020, a marca vai chegar à freguesia de Alfragide (zona rosa, na imagem em baixo), na Amadora.

A Amadora torna-se, deste modo, o primeiro município, além de Lisboa, a receber uma app de car sharing em regime de free floating – a única plataforma do género que já existia além das “fronteiras” da capital era a Hertz 24/7 City, contudo com estações obrigatórias de estacionamento.

«Este é o primeiro passo do alargamento da nossa plataforma para fora de Lisboa. Temos percebido que as pessoas podem precisar de um serviço além da área de cobertura actual e, em 2020, vamos trabalhar com várias Câmaras à volta de Lisboa para chegar ainda mais longe», disse Ignácio Román, CEO Free2Move Iberia.

Sobre a chegada a outras cidades nacionais, em 2020, como o Porto, Ignácio Román é mais céptico: «É uma cidade com características especiais e é verdade que temos estudado a cidade para ver se faz sentido. Também temos de perceber se o Porto quer um serviço como o nosso e se é possível, aí, replicar o conceito que temos em Lisboa e Madrid».

Opel e Peugeot também podem entrar para a Free2Move em 2020

O que pode mesmo acontecer durante o próximo ano é a integração de novos modelos de automóveis na frota da Emov. O CEO Free2Move Iberia confirmou que o desejo da marca é ter, a curto prazo, a Berlingo eléctricas em Lisboa, como acontece em Madrid, e integrar mais modelos das restantes marcas do grupo PSA – assim, nos próximos tempos vamos poder ver Peugeot ou Opel, nas ruas, para alugar.

A apresentação de hoje da Emov serviu ainda para a marca revelar alguns números sobre a utilização da app e para anunciar mais serviços ligados às novas apps Free2Move. Em ano e meio de presença em Lisboa, a marca tem mais de dezoito mil clientes que conduziram, em média, um C-Zero durante vinte minutos e fizeram vinte mil viagens.

App Free2Move City agrega trotinetes e motas eléctricas

Em relação a outras app, o destaque vai para a Free2Move City (que ainda tem o nome ‘Compare & Book’) que junta, numa interface, vários serviços de mobilidade alternativa, incluindo os automóveis da concorrente ShareNow. As motas da Acciona e da eCooltra, assim como as trotinetas da Lime, Bird e Hive.

Quem ligar as suas contas de mobilidade alternativa através da app Free2Move City (que obriga a um novo registo) tem ainda viagens gratuitas nos serviços de aluguer de motos e automóveis disponíveis: por exemplo, a Emov oferece oito euros para gastar durante trinta dias.

Já a Acciona dá quinze minutos e a eCooltra oferece trinta minutos válidos por trinta dias. Para já, os TVDE ficam de fora, apesar de terem sido anunciados como um dos integrantes da Free2Move City.


Para ter descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da FreeNow, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].