De São Miguel a Lisboa: Wine in Azores e Campo Pequeno com muito vinho para provar no fim-de-semana

Vinhos Azores Lisboa
Vinhos Azores Lisboa

O fim-de-semana de 18 a 20 de Outubro vai ser especialmente interessante para os entusiastas do vinho. São Miguel (Açores) e Lisboa juntam mais de cem referências para provar.

A nossa viagem vínica começa em Lisboa com o Mercado de Vinhos de Vinhos do Campo Pequeno. Na oitava edição deste festival a região convidada é a de Lisboa – Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras vão ter produtores neste evento.

Em conjunto com as provas, o Campo Pequeno vai receber as habituais Conversas com Um Copo de Vinho durante os três dias, onde vai ser possível saber os segredos da decantação e de que forma é que podemos guardar as garrafas. Domingo fica ainda marcado pela apresentação do livro ‘Vinho Sentido’ de Manuel Malfeito e Virgilio Loureiro.

O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno abre as portas na Sexta-Feira, dia 18 de Outubro, às 15 e pode ser visitado até às 21 horas; no Sábado, o horário é mais alargado – das 11 às 21 horas. Finalmente, Domingo, a arena abre às 11 e fecha às 20 horas.

A entrada custa três euros e, se quiser levar um copo para provar vinhos, o preço sobe aos seis euros. Contudo, este último bilhete inclui dois vales de um euros para descontar em compras de vinho iguais ou superiores a dez euros.

Wine in Azores com mais de dois mil vinhos para provar

De Lisboa, apanhamos o avião até às ilhas para a 11ª edição do Wine in Azores que também acontece no próximo fim-de-semana em São Miguel e que vai ter «mais de dois mil vinhos» para provar.

O Wine in Azores toma conta, durante três dias, do Pavilhão de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel (Ribeira Grande) sempre com um horário das 15 horas à meia-noite. Além dos vinhos, há petiscos e demonstrações de cozinha ao vivo com os chefs Miguel Castro e Silva, José Júlio Vintém, Paulo Mota, Renato Cunha, Tiago Santos e Francisco Gomes.

Entre os eventos paralelos do Wine in Azores está a cerimónia de entrega dos Design Awards deste evento que distingue a imagem e criatividade dos rótulos dos vinhos que participam nesta edição.

Depois, há ainda provas cegas que vão premiar, pela primeira vez os melhores vinhos nas categorias ‘espumante’, ‘branco’, ‘rosé’, ‘tinto’, ‘fortificado/naturalmente doce’. Para mais informações sobre a edição deste ano pode ver o site do Wine in Azores aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].