XC40 Recharge: o primeiro automóvel 100% eléctrico da Volvo chega a Portugal em 2021

©Volvo
©Volvo | O XC40 Recharge chegou em 2021 - foi o primeiro eléctrico da marca a ser vendido em Portugal.

A Volvo já tem vários híbridos plug-in e até tem uma marca irmã chamada Polestar, que tem um automóvel completamente eléctrico. Mas o SUV XC40 Recharge vai ser mesmo o primeiro deste género na gama da marca sueca.

E electrificação automóvel é um tema que, tão cedo, não vai desaparecer da agenda mediática. A venda de eléctricos tem estado a aumentar em Portugal e quase todas as marcas já têm modelos deste género na sua oferta.

Os serviços de mobilidade alternativa, como a Emov e a ShareNow, também se apoiam em automóveis eléctricos para criar as suas frotas de veículos que podem ser alugados em regime de free-floating através de uma para smartphones.

De todos os Volvo PHEV, dois têm a “marca” Polestar

Entre os automóveis eléctricos e os a gasolina/gasóleo estão os híbridos, ou seja, os que oferecem uma solução mista, ao juntar baterias que dão um alcance curto (40 a 50 km, por exemplo) aos motores convencionais – a vantagem é o usarem energia eléctrica para percursos citadinos, para poupar combustível.

Os híbridos plug-in ou PHEV (chamam-se assim por terem uma tomada para serem carregados) já estão em força na oferta da Volvo, com cinco automóveis, actualmente: XC90, S90, V90, além de dois modelos com a insíngia ‘Polestar Engineered‘, ou seja, também PHEV mas com o dedinho da tal marca “irmã” 100% eléctrica – a carrinha V60 e o SUV XC60. Em breve vão chegar ainda os XC40 e S60 PHEV.

Era uma questão de tempo até que a Volvo anunciasse um automóvel com emissões zero – isso aconteceu esta semana com o anúncio do SUV XC40 Recharge, uma versão totalmente eléctrica do modelo que o TRENDY testou no início deste ano.

XC40 Recharge chega a Portugal em 2021 por 60 mil euros?

O Volvo XC40 Recharge vai ter uma potência de 408 cv e uma autonomia de 400 quilómetros, o que está em linha com propostas de outras marcas, mesmo de gamas diferentes. Uma das principais características, além destas duas, é o facto de a marca garantir que este SUV consegue atingir 80% de bateria em apenas quarenta minutos, no sistemas de carga rápida compatíveis.

No que respeita ao design, o Volvo XC40 Recharge é em tudo igual à versão a combustível que está à venda em Portugal com preços a partir dos 36 mil euros – só a grelha frontal desaparece e dá lugar a uma peça em plástico; este automóvel vai começar a chegar a vários mercados seleccionados em 2020, mas em Portugal só deve mesmo ficar disponível daqui a dois anos, em 2021.

Os preços, como é natural, ainda não são conhecidos, mas é natural que a versão eléctrica do Volvo XC40 seja significativamente mais cara, devido à autonomia e às características tecnológicas – o mais provável é contar com um valor de quase o dobro do XC40 convencional, ou seja, perto dos 60 mil euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].