Drama, despedidas e revelações – chegou o trailer final de Star Wars: The Rise of Skywalker

Star Wars Rise Skywalker C3PO
Star Wars Rise Skywalker C3PO

A dois meses da estreia, a Disney lançou o trailer final do capítulo que encerra a saga Skywalker. Rey é a grande protagonista e há cenas bastante reveladoras.

Quase 45 anos depois de ter estreado nos cinemas, a saga Skywalker chega ao fim. Este vai ser o nono e último capítulo da história desta família de Jedi onde cada vez é mais certo que Rey faz parte dela.

Com a morte de Luke, Han Solo e Leia Organa, a ascenção de Skywalker apoia-se apenas em duas personagens: Kylo Ren (Ben Solo) ou Rey. E há ainda a hipótese de o novo Líder Supremo da First Order (Primeira Ordem) renegar o lado negro da Força e juntar-se à Resistência.

O regresso de Palpatine em The Rise of Skywalker

Pelo menos há uma cena neste novo trailer que pode ser um indício disso mesmo, quando Kylo e Rey destroem uma espécie de altar com o capacete queimado de Darth Vader.

O contrário também é uma hipótese, embora se acredite que seja apenas temporária, ou seja, Rey virar para o lado negro – foi isso que se viu no special look, lançado durante a conferência D23, de Rise of Skywalker, quando a vimos com um sabre de luz vermelho a fazer lembrar o duplo de Darth Maul.

Quem deve mesmo estar certo neste filme é o Imperador Palpatine (Darth Sidious): a sua voz já se tinha ouvido no primeiro trailer e neste há uma cena onde o podemos ver de costas num trono, com Rey pela frente.

Enquanto outras personagens regressam, como Lando Calrissian, que vai ajudar a reconstruir a Resistência, há outras que deixam de vez os filmes Star Wars – é o caso de Leia Organa. Depois da morte de Carrie Fisher em Dezembro de 2016, pensava-se que a Princesa pudesse fazer a sua última aparição em The Last Jedi.

«É a última vez que vejo os meus amigos», diz C3PO

Contudo, a história de Leia continuou pelo episódio XVII e deve durar mais um pouco em A Ascenção de Skywalker. Já a usar cenas de Carrie Fisher que ficaram na sala de edição dos filmes anteriores, o percurso desta personagem está a chegar ao fim e os primeiros minutos deste capítulo serão mesmo os últimos com a mãe de Kylo Ren em Star Wars.

O novo e final trailer de Rise of Skywalker mostra ainda cenários onde podemos ver os restos da Estrela da Morte, Rey e Kylo enfrentam-se mais uma vez e C3PO parece despedir-se dos amigos – no primeiro trailer o android da Resistência aparecia de olhos vermelhos, pelo que isto pode indicar que está a ser reprogramado para ser um agente duplo ou espião do lado da Primeira Ordem.

Como sempre, há muitos detalhes para analisar e que os fãs mais hardcore de Star Wars vão, de certeza, identificar depois de verem várias vezes o trailer final de Rise of Skywalker que termina com a frase mais icónica da saga, dita a meias pelos dois irmãos:

Luke: May the force be with you…
Leia: … always.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].