Portugal já tem duas reservas Dark Sky: as Aldeias do Xisto juntam-se ao Alqueva para ver estrelas

Aldeias do Xisto Dark Sky
Aldeias do Xisto Dark Sky

A roteiro que integra as Aldeias do Xisto, quase trinta, dispersas pelas regiões da Serra da Lousã, da Serra do Açor, do Zêzere e do Tejo-Ocreza, passou a estar certificado como Destino Turístico Starlight.

Portugal já tem duas reservas de céu limpo para ver estrelas com a certificação internacional ‘Destino Turístico Starlight’: depois do Alqueva, são as Aldeias do Xisto que também passam a ter a ‘marca’ Dark Sky.

O Alqueva foi mesmo o primeiro local do mundo certificado como Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

Pela importância e pela experiência, a Associação Dark Sky Alqueva foi precisamente uma das entidades que ajudou a que as Aldeias do Xisto conseguisse ser um Destino Turístico Starlight.

A ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) também participou na candidatura, assim como a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Esta distinção é dada depois de verificados vários critérios que têm como objectivo garantir que as zonas têm condições óptimas para ver o céu estrelado, com interferências mínimas, sobretudo de iluminação externa (como a pública).

Um dos principais critérios da Fundação Starlight é o que obriga a que as zonas candidatas a receber a certificação tenham mais de 50% de noites sem nuvens, por ano.

As Aldeias do Xisto estendem-se por pelas regiões da Serra da Lousã, da Serra do Açor, do Zêzere e do Tejo-Ocreza (no Centro de Portugal) e têm 27 localizações.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].