Borlas da Caixa Geral de DepĆ³sitos acabam no MB Way a partir de Janeiro de 2020

Taxas MB Way CGD
Taxas MB Way CGD

A Caixa Geral de DepĆ³sitos vai entrar para o “clube” dos bancos que cobram taxas no MB Way. A partir de Janeiro do prĆ³ximo ano, cada transferĆŖncia de dinheiro vai custar 88 cĆŖntimos. Mas hĆ” excepƧƵes.

Transferir dinheiro para os amigos pela app do MB Way vai deixar de ser gratuito para clientes da Caixa Geral de DepĆ³sitos, uma obrigaĆ§Ć£o que quem tinha conta no BPI ou no Millenium BCP jĆ” conhecia.

A app MB Way serve para fazer vĆ”rias operaƧƵes digitais relacionadas com dinheiro. Podemos, por exemplo, pagar compras pelo nĆŗmero de telefone associado, criar cartƵes de crĆ©dito virtuais e atĆ© mesmo levantar dinheiro no Multibanco, sem ter o cartĆ£o connosco.

BPI Ć© o banco que cobra a taxa mais cara: mais de 1,20 euros

O que acontece agora Ć© bem diferente da realidade de hĆ” uns tempos: a maioria dos bancos nĆ£o estava a receber qualquer compensaĆ§Ć£o com estas transferĆŖncias, o que nĆ£o acontece, por exemplo atravĆ©s de vĆ”rias operaƧƵes de homebanking.

A utilizaĆ§Ć£o do MB Way para este tipo de operaĆ§Ć£o, comeƧa, assim, a ficar estrangulada pela cobranƧa de comissƵes, que tentam com isto forƧar os clientes a usar as apps dos prĆ³prios bancos – no caso da CGD, as transferĆŖncias de dinheiro pode ser feito sem taxas com a app Caixa Easy.

Depois de BPI, BCP, Santander, Novo Banco, CrĆ©dito AgrĆ­cola, Ć©, assim, a Caixa que se junta ao “clube” dos bancos que cobram taxas por cada transferĆŖncia de dinheiro no MB Way: 88,4 cĆŖntimos (85 cĆŖntimos + imposto de selo).

Os restantes bancos jĆ” cobram taxas, pelo menos desde Maio, altura em que o BPI anunciava a sua taxa de 1,248 euros. Ainda assim, as transferĆŖncia por MB Way sĆ£o gratuitas em alguns casos: por exemplo, se o cliente tiver menos de 26 anos. Depois, hĆ” um limite de transferĆŖncias gratuitas por tipo de conta: o ECO explica tudo muito bem aqui.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].