Medicamentos para animais de estimação: crie um kit de emergência caseiro para cães

Os cães também se constipam ou têm alergias, como nós. Para agir de forma rápida quando o seu amigo de quatro patas der sinais de estar doente, temos aqui um kit de emergência com quatro medicamentos essenciais.

É normal qualquer pessoa ter em casa uma série de medicamentos básicos que pode usar em caso de constipação, tosse, dores localizadas ou alergias – Aspirina, Fenistil, Paracetamol ou Iboprofeno são alguns clássicos que podem ajudar a travar o avanço dos sintomas.

Mas, e com os animais? Será que os cães também podem ter um kit próprio de emergência que ajude os donos a fazer com que se sintam melhor, em algumas situações menos graves?

A resposta é ‘sim’; e, melhor que tudo, os medicamentos que lhes pode dar são os mesmos que também toma, pelo que muitos deles, provavelmente, até já os poderá ter em casa. Aqui ficam as sugestões da veterinária Cláudia Rodrigues do Hospital Veterinário VetOeiras.

1 – Paracetamol
Este é um daqueles que também usamos para aliviar dores e que está presente, por exemplo, nos Ben-U-Ron. O Paracetamol é um analgésico e antipirético, sem efeito anti-inflamatório que pode ser usado regularmente em animais seniores por ter menos efeitos nefastos sobre os rins e aparelho digestivo.

Contudo, aqui tem de ter uma coisa em atenção: as doses recomendadas são bastante inferiores às prescritas na medicina humana, pelo que deverá sempre aconselhar-se com o médico veterinário habitual.

2 – Omeprazol
E se notar que o seu cão comeu alguma coisa que não devia ou algo lhe caiu mal? Nestes casos, a sugestão passa pelo Omeprazol, um medicamento indicado para tratar condições em que haja produção em excesso de ácido no estômago.

Estamos a falar de um protector gástrico que pode ser administrado em caso de ulceração, gastrite, anorexia ou vómito (quando associado a medicação anti-emética, ou seja, para evitar que o animal vomite). O omeprazol deve ser sempre administrado em jejum, uma ou duas vezes por dia e nunca mais que oito semanas.

3 – Loratadina
Chegamos à parte das alergias com este anti-histamínico que serve para tratar rinites, aliviar espirros ou escorrimentos nasais, nas pessoas, mas que nos animais via ser um verdadeiro salva-vidas em caso de alergias provocadas por picada de insectos, contacto com relva, pólens, etc. Deve dar ao seu cão um comprimido de 10 mg, a cada 24 horas.

4 – Bepanthene Plus
É uma dos cremes mais conhecidos para desinfectar e tratar feridas ligeiras, agindo como pomada cicatrizante com acção antisséptica conferida pelo ‘Plus’ da cloro-hexidina, um agente muito usado para desinfecção da pele antes de tatuagens ou piercings, ou mesmo pelos cirurgiões antes de operarem.

Em caso de feridas leves nos seus animais, deve aplicar o Bepanthene Plus duas a três por dia em feridas superficiais, até que a cicatrização fique completa.


Este kit básico de medicamentos para ter em casa para emergências não se deve sobrepor, contudo, ao acompanhamento de um animal de estimação por um veterinário.

Por isso, em caso de dúvida ou se não tiver a certeza dos sintomas que o seu cão tem, o melhor será sempre recorrer a um profissional de saúde para ajudar a tratar o seu pequeno amigo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].