Lapo: um café, uma loja e um restaurante entram numa antiga fábrica de pão, no bairro da Bica…

Lapo - Bacalhau Amanteigado
Lapo - Bacalhau Amanteigado

O Bairro da Bica, em Lisboa, tem um novo espaço que junta gastronomia e arte. O Lapo surge numa antiga fábrica de pão, agora restaurante, e tem três vertentes comerciais.

Em Lisboa, nada se perde, nada se ganha e tudo se transforma. Se, por um lado, vemos restaurantes e bares/discotecas históricas a fechar para darem lugar à hotelaria (como é o caso mais recente do Sabotage), por outra também há reconversões de edifícios antigos em espaços de comércio tradicional.

O Lapo é exemplo esta última realidade, no Bairro da Bica: numa antiga fábrica de pão nasceram três novos negócios: um café, um restaurante (a Sala Provador) e uma loja (o Atelier). O objectivo foi, segundo os responsáveis, «criar um espaço de encontro entre os prazeres da mesa e as artes».

No Café Lapo há petiscos (inspirados nas receitas da família dos sócios do projecto, como o Bacalhau Amanteigado do Tio Artur) como tábuas de enchidos e de queijos, limonadas caseiras ou vinhos portugueses; na carta estão também cocktails (chamados ‘antídotos’) inspirados em nomes históricos ligados à filosofia.

Este espaço do Lapo vai ainda receber exposições, concertos, conferências e tertúlias – por exemplo, nos próximos finais de tarde de Sextas e Sábados, há concertos gratuitos de Melo D. O café tem ainda um pátio interior e salas com luz natural onde os responsáveis convidam a «relaxar, socializar, trabalhar, alimentando o corpo mas, acima de tudo, a alma».

Ainda na gastronomia, o Lapo tem a Sala Provador, um restaurante que também tem uma vertente dedicada à «intervenção cultural e à liberdade artística». Aqui, a carta é dominada pelos sabores alentejanos, com pratos criados pelo chef João Pronto, que também é responsável pelo menu do Café.

Na cozinha de cariz «tradicional» respeitam-se os «princípios de sustentabilidade defendidos pela empresa», pelo que todos os produtos são «sempre que possível» de «origem nacional e biológicos», ressalvam os sócios do Lapo.

Entre Quarta e Sábado, a Sala Provador tem as suas noites Experimental, Dramática, Irreverente e Sonora, com actuações de teatro, dança e concertos – o programa pode ser encontrado em lapo.pt. Aqui, há um preço definido para o jantar e espectáculo: quarenta euros por pessoa.

Finalmente, o Lapo tem uma loja/atelier onde a marca vende esculturas, cartazes, t-shirts e azulejos (tudo feito em Portugal), mas que também tem outro propósito: «Partilhar ideias, despertar emoções e estimular o pensamento crítico». Em breve, estas peças vão também poder ser compradas no site do projecto.

O Lapo fica na Rua Marechal Saldanha 26 e 28, no bairro da Bica, em Lisboa e as reservas, para a Sala Provador, podem ser feitas pelo telefone 216 007 384 ou pelo email [email protected].

Em relação aos horários, os espaços funcionam de forma independente. O Café Lapo abre todos os dias ao meio-dia e fecha à meia-noite às Terças e Quartas, prolongando-se até às duas da manhã à Quinta e Sexta e Sábado. À Segunda-Feira este espaço está fechado.

A Sala Provador só abre para jantares, entre Quarta e Segunda-Feira, entre as vinte e as duas da manhã – às Terças, o restaurante/sala artística do Lapo está fechado. Finalmente, a loja/atelier: é o único que está aberto todos os dias, sempre das onze às dezanove horas.

Lapo Sala Provador Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato Lapo Café Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].