Adeus, Forever 21? A marca que chegou a Portugal e ao Colombo há três anos está insolvente

Forever 21 Falência
Forever 21 Falência

A Forever 21 inaugurou a sua primeira loja em Portugal a 29 de Outubro de 2016. Três anos depois, entregou os papéis para iniciar o processo de insolvência, nos EUA.

Foi criada em 1984, surfou a onda dos preços baixos e das colecções renováveis quase de mês a mês, para um público mais jovem e agora chega o ponto final. A Forever 21 entrou num processo de insolvência semelhante ao que aconteceu com a Toys R’ Us e já entregou os documentos num tribunal dos EUA para concluir esta fase.

Segundo a lei norte-americana, as empresas que invoquem o denominado Capítulo 11, desencadeiam mecanismos que impedem que os credores fiquem com os seus activos, enquanto os responsáveis criam e aplicam um programa de restruturação – neste momento, o património da Forever 21 estará entre mil milhões e dez mil milhões de euros.

Até agora e para conseguir fazer a reestruturação, a marca já conseguiu um financiamento de cerca de trezentos milhões de euros: a maioria do dinheiro foi dada pela da empresa de crédito financeiro e gestora de participações sociais da JP Morgan. A outra empresa que contribuiu foi a TPG Sixth Street Partners.

«O financiamento conseguido vai dar-nos o capital necessário para fazer mudanças críticas nos EUA e no estrangeiro para revitalizar a marca e fazer com que consigamos cumprir as nossas obrigações com clientes, fornecedores e funcionários», disse Linda Chang, vice-presidente da Forever 21.

Loja em Portugal deverá fechar, mas ainda não é oficial

Foi no final de Agosto que se começaram a ouvir os primeiros indícios de que esta marca poderia iniciar o processo de insolvência, depois de falhado um acordo com um investidor que poderia “salvar” a Forever 21.

Em, Portugal a Forever 21 tem apenas uma loja no Centro Comercial Colombo, aberta desde 29 de Outubro de 2016. Para já, ainda não se sabe se este espaço da marca vai fechar.

Contudo, tendo em conta que a estratégia de reestruturação da marca incide principalmente sobre a Europa e a Ásia, e tendo Portugal apenas uma loja (o que também diz muito sobre a aposta da marca no País – a loja nem aparece no site numa procura por ‘Portugal’ ou ‘Lisboa’), é natural que não seja um problema para a marca encerrar o seu espaço comercial no Colombo.

Neste centro comercial, a Forever 21 tem a companhia de uma das suas grandes rivais, a Primark (com uma das maiores lojas da Península Ibérica), além da Lefties e das restantes lojas da Inditex.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].