Lime explica falha na entrada em Coimbra e retira as trotinetas da Cidade dos Estudantes

Cada cidade é uma cidade e os modelos de negócio que funcionam em Lisboa, podem não servir para outras zonas do País. Seis meses depois, a Lime percebeu isto com Coimbra, de onde saiu sem falar primeiro com a Câmara.

A Lime anunciou esta semana a retirada das trotinetas de Coimbra, pelo que a app vai deixar de funcionar na Cidade dos Estudantes. «A marca vai avaliar a estratégia de negócio e expansão em Portugal, pretendendo regressar com uma oferta de qualidade e mais abrangente», é a única justificação dada pela marca de mobilidade.

No entanto, nas entrelinhas do comunicado que a marca enviou aos jornalistas é possível perceber as razões destas saída da Lime de uma cidade: «A criação de um ecossistema forte e sustentável na região centro implica uma estratégia concertada com mais entidades locais», o que pode ser entendido como uma crítica ao município.

O TRENDY sabe que a saída da Lime em Coimbra não terá sido foi comunicada à Câmara Municipal: «Soube-se pelos media, não houve uma comunicação formal com a edilidade. Fizeram forcing para serem os primeiros a entrar, manifestaram interesse em Dezembro, e depois saem sem articularem a decisão com a Câmara», disse fonte ligada ao processo, que pediu anonimato.

Ainda no mesmo comunicado, a Lime aponta mais razões para a operação de Coimbra ter chegado ao fim de forma prematura: «As comunidades têm necessidades distintas e, por este motivo, também a frota disponível é determinada por vários factores, entre os quais o clima, a regulamentação e a disponibilidade de infraestruturas».

Esta última razão, em conjunto com o facto de, nos meses de Verão, a cidade ficar mais “vazia”, pelo facto de viver durante o resto do ano dos estudantes que frequentam a Universidade, estarão na base da saída da Lime.

Lembre que, em Coimbra, está ainda outra plataforma de trotinetas eléctricas, a Circ, que também chegou à cidade dos Estudantes em Março, no dia 25. Actualmente, esta marca é mesmo a que está em cidades em Portugal, onze, número que vai crescer até final de Agosto com a chegada a Braga.

O TRENDY tentou ter uma reacção oficial da Câmara Municipal de Coimbra e da Lime, mas não conseguiu resposta em tempo útil para a publicação deste artigo. Assim que as conseguirmos ter ainda hoje, este artigo será actualizado com novas informações.


Para ter descontos em outras plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da Uber, aqui ficam mais duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos)
Voi: registo pelo link 9F5yn32IGW; na app, tente usar apenas o código 9F5yn32IGW (2,5 créditos gratuitos)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável) | Uber Eats: eats-ricardor194
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].