Ideias com Rolhas

Explore a sua criatividade: aqui ficam 13 ideias para reutilizar rolhas em casa

por • 29 Agosto, 2019 • Casa e Deco, TRENDY Best OfComentários fechados em Explore a sua criatividade: aqui ficam 13 ideias para reutilizar rolhas em casa34278

Provavelmente as sua refeições têm sido bem regadas, como bebidas de todos os tipos, desde o clássico vinho ao espumante. Se guardou as rolhas, vai gostar destas ideias que temos para si!

Se não ficou com as rolhas, fica a lição: a cortiça é um dos materiais que dão para fazer das ideias mais criativas para decoração. Vasos, puxadores para gavetas e acendalhas são algumas das reutilizações possíveis para as rolhas.

Além disso, deitar fora rolhas não é muito inteligente: a cortiça é um das matérias-primas mais caras e é um emblema da produção nacional lá fora. Se não junta a rolha às garrafas na hora de deitar fora, parabéns!

Se, por outro lado, faz o contrário, pode ser que estas nossas sugestões o façam mudar de ideias.

1. BASES PARA COPOS

Rolhas - Base CoposUma ideia simples para ter algo diferente na sua mesa, quando receber convidados em casa para jantar. Arranje bases em papel antigas (muitas vezes tinham os logos de marcas de cerveja) ou corte círculos de papel com cerca de 10 cm de diâmetro.

Depois, corte as rolhas na horizontal e vá colando as mesmas nas bases (com uma pistola de cola quente) até preencher a superfície. Depois, corte o excesso de rolha que sai do perímetro da base e, com uma lixa, alise as bordas.

2. BÓIAS PARA A PESCA

Rolhas - PescaSe a pesca é um dos seus hobbies, especialmente em águas calmas, como açudes ou barragens, pode reutilizar rolhas como bóias para servir de guia para o anzol. Para pintar as rolhas, basta usar verniz para as unhas. Não diga é nada à sua mulher…

3. PEGAS PARA FACAS DE MANTEIGA

Rolhas - Facas de ManteigaHá facas deste género muito originais e que não precisam de qualquer retoque.

Mas há outras que podem muito bem levar um restiling. Primeiro, arranque a pega antiga; se for difícil use a ajuda de um alicate ou um martelo para a partir.

Em seguida, com um x-acto, faça um corte na base da rolha e junte um pouco de supercola. Introduza a faca de manteiga pela base neste orifício e deixe a cola pegar. Pode também fazer isto se tiver alguma destas facas com pegas partidas.

4. UM TAPETE PARA A CASA DE BANHO

Rolhas - TapeteDê um toque de originalidade à sua casa-de-banho com um tapete feito por si e único no Mundo. Não lhe podemos dar indicações de tamanhos, pois estes são muito variáveis de WC para WC. Mas a base de criação é sempre a mesma.

Nas lojas de bricolage escolha uma base em plástico ou linóleo com as dimensões desejadas. Depois, comece por colar metades de rolhas em redor; só depois vá avançando para o meio. Se quiser fugir ao mais linear, faça padrões diferentes!

5. JÓIAS E BIJUTERIA

Rolhas - Acessórios de ModaSe tem jeito para os trabalhos manuais arrisque na criação de alfinetes de peito, colares e ganchos para o cabelo com rodelas cortiça.

Pinte os vários elementos e experimente juntar outros tipos de bijuteria, como jóias falsas, contas coloridas, botões e pequenos bonecos de plástico que pode encontrar à venda em retrosarias.

6. PUXADORES PARA GAVETAS

Rolhas - PuxadoresEste é um dos projectos mais difíceis de executar desta lista, pois vai exigir muito cuidado para transformar a rolha. Vai ter de usar um torno de bancada para a prender e depois um berbequim, com muita precaução para fazer um furo até meio.

Em seguida, é necessário introduzir um parafuso com a cabeça cortada (use uma serra de metal ou ou alicate) e prender o mesmo com supercola ou cola quente. Tenha em atenção a escolha do parafuso: tamanho e grossura, de modo a caber no buraco das gavetas. Depois, basta apertar com uma porca e, se necessário, cortar o que ficar em excesso da parte de dentro da gaveta.

Para uma execução mais simples, com possibilidade de aproveitar os puxadores antigos, use a rosca na rolha perfurada e inverta os dois: a rolha do lado de fora e, se não prejudicar, o puxador do lado de dentro. enrosque a rolha até ficar bem seguro, como mostra a imagem da direita.

7. IDENTIFICAR PLANTAS

Rolhas - Identificadores de PlantasUm projecto muito simples e que nem cinco minutos demora a fazer: pegue num pau de espetadas corte-o ao meio e espete a ponta bicuda numa rolha. De seguida, apenas tem de escrever o nome da planta.

8. DECORAÇÕES COM VELAS

Rolhas - VelasNum recipiente largo de vidro, coloque uma base de rolhas, para começar. Depois introduza o copo que costuma vir com as velas e encha em redor com mais rolhas. Se a vela que comprou não traz copo, não a coloque em contacto com as rolhas.

Neste caso, arranje outro recipiente em vidro como um frasco ou um copo velho para manter a vela e a cera derretida longe da cortiça. Uma decoração original e vistosa.

9. PEQUENOS VASOS COM ÍMANE

Rolhas - PlantasEste é o nosso projecto preferido deste conjunto de ideias para reciclar rolhas. Use a mesma técnica de perfuração indicada na dica #6 e adicione no furo da rolha plantas com ramo pequeno. As soluções são tantas quanto a sua criatividade.

Só uma dica-extra: escolhas plantas que não necessitem de muita água para durarem mais tempo, como pequenos cactos. Finalmente, cole um ímane à rolha com cola quente ou supercola. E é assim que se faz um pequeno jardim no frigorífico!

10. ROLHA USB

Rolhas - Pens USBFaça uma pen original para fugir aos designs banais de plástico. Abra uma pen convencional, retire a entrada e a placa de circuitos (a largura tem de ter uma dimensão inferior ao diâmetro da rolha).

E agora muito cuidado: com um canivete ou com o berbequim, usando brocas pequenas, crie um compartimento na rolha para acomodar a placa de circuitos da pen USB, mas que não fique com espaços. Não precisa de cola, pois a cortiça vai adaptar-se naturalmente.

11. VASOS DECORADOS COM ROLHAS

Rolhas - VasosOutro projecto muito simples, desta vez sem facas, canivetes e berbequins. Aqui tem duas hipóteses: arranjar um vaso quadrado e simplesmente forrar a parte de fora com rolhas; ou então, à volta de um copo de iogurte criar uma estrutura em forma de cubo com as mesmas rolhas. Ambas as soluções resultam bem.

12. ANIMAIS DE ROLHAS

Rolhas - AnimaisSe conhece alguém que domina a arte do crochê, encomende-lhe estas pequenas roupas de animais para “vestir” rolhas de vinho espumante ou champanhe (são as que funcionam melhor, pois o topo faz de cabeça).

As possibilidades são infinitas e também se podem criar personagens de jogos de computador (como o Super Mário) ou bonecos que representam profissões.

13. ACENDALHAS CASEIRAS

Rolhas - AcendalhasPara ajudar a pegar fogo na sua lareira ou salamandra, vamos deixar de lado as típicas acendalhas brancas que cheiram a petróleo. Pegue numa mão cheia de rolhas e coloque-as dentro de um frasco.

Em seguida mergulhe-as em álcool etílico por uns dias para que fiquem bem ensopadas. Quando precisar de atear um fogo, use duas ou três rolhas para ajudar.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish