Versão Pro da FaceApp gratuita? Cuidado com a burla que anda no YouTube, avisa a ESET

FaceApp Virus
FaceApp Virus

Na Internet, fazer download grátis de uma coisa que é paga, normalmente é uma artimanha para conseguir algo mais que a atenção dos utilizadores. Os hacker viraram-se para o sucesso da FaceApp e estão de olho no seu smartphone.

A FaceApp é, sem dúvida, a aplicação mais popular das últimas semanas em Portugal e no Mundo. Com uma série de filtros, é possível rejuvenescer, tornar careca, colocar acessórios na cara, entre muitos outros, mas a funcionalidade que tem chamado mais a atenção é uma que permite envelhecer o rosto.

Contudo, a polémica está no facto de, nos termos e condições do programador desta app estar dito que as fotografias originais e os dados dos utilizadores são passados para um servidor da empresa, o que pode passar despercebido a muita gente.

Este detalhe pode parecer insignificante, mas tendo em conta que o tráfico de informação pessoal tem sido um dos grandes problemas das redes sociais recentemente (veja-se o escândalo Facebook/Cambridge Analytica), esta app tem tudo para ser a próxima grande agregadora de milhões de dados como a localização dos utilizadores, o nome, a idade e, claro, a fotografia.

A FaceApp tem uma versão gratuita que dura apenas três dias e, depois, tem de ser pagar para que a possamos usar na sua plenitude: são 3,99 euros por mês ou então um pagamento único de 39,99 (pelo menos em iOS).

Os hard users de Android sabem que é possível instalar aplicações no smartphone sem recorrer à loja oficial Play Store: há vários sites, outras lojas e repositórios onde se faz o download de um ficheiro chamado APK e que é, no essencial, uma aplicação.

O que acontece ̩ que, ao contornar a loja Android oficial da Google, muitos destes APK podem ser usados para incluir aplica̵̤es piratas, vers̵es gratuitas que, de outra forma seriam pagas Рtal como acontece com uma verṣo pirata do Photoshop ou de outro qualquer programa para computador.

É isso que está acontecer com a FaceApp, alerta a empresa tecnológica de segurança ESET: «Detectámos que hackers usaram um site falso que afirma oferecer gratuitamente a versão premium do FaceApp. Na realidade, enganam as suas vítimas para que cliquem em inúmeras ofertas para instalar outras aplicações pagas, assinaturas, anúncios, pesquisas e assim por diante».

Há ainda outras falsas versões Pro da FaceApp que estão a ser promovidas por vários que estão no YouTube (como mostra a imagem, em cima) e que mostram links onde as pessoas supostamente podem descarregar o FaceApp. Contudo, o objectivo é, mais uma vez, «apontar para aplicações cuja única funcionalidade é fazer com que os utilizadores instalem outras aplicações».

A ESET avisa que links podem, inclusive, «levar a que os utilizadores descarreguem malware». Ora, este tipo de “vírus” infecta o smartphone e pode levar a que os hackers consigam roubar informação pessoal ou, no limite, tomar o controlo do telemóvel.

Como medidas de prevenção, a ESET «evitar descarregar aplicações de fontes que não sejam lojas de aplicações oficiais e verificar as informações disponíveis sobre a aplicação (desenvolvedor, avaliação, críticas, etc.)».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].