Starbucks Porto: a segunda loja de rua fica no centro histórico da Invicta e tem uma vizinha de luxo

Starbucks Clérigos Porto
Starbucks Clérigos Porto

Um ano depois de ter aberto pela primeira vez no Porto, a Starbucks tem uma quinta loja na Invicta (a segunda de rua), mesmo ao lado da Torre dos Clérigos.

É um dos ex-líbris da cidade do Porto: a Torre dos Clérigos foi inaugurada em 1750, tem 76 metros e é presença obrigatória na silhueta da Invicta. Juntamente com a igreja, projectada por Nicolau Nasoni, é um dos expoentes máximos do Barroco em Portugal.

A partir de Julho, a Torre dos Clérigos passa a ter uma nova vizinha: a segunda loja Starbucks do Porto fica no número 73 da rua com o mesmo nome, tem 96 metros quadrados e ume pequena esplanada com apenas duas mesas.

O edifício onde fica o Starbucks mantém-se fiel ao traçado original, dado que a marca quis garantir que a fachada se mantinha idêntica à que já existia, tal como já tinha acontecido com o espaço da Rua Mouzinho da Silveira.

Além disso, e como parte do projecto de renovação, foi «colocada pedra igual para as molduras das janelas e azulejos iguais aos existentes», que foram mandados «fazer de propósito para serem exatamente iguais aos que existem na parte superior do edifício», diz a Starbucks.

Com toda a a oferta clássica de comida e bebida, esta loja é já a 22.ª da Starbucks em Portugal – Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Faro, Funchal, Vila Nova de Gaia e Loulé são as regiões onde a marca tem lojas.

Na zona do Porto, este é quinto espaço desta cadeia de cafés que nasceu nos EUA: os outros quatro ficam na Rua Mouzinho da Silveira, no La Vie, na Península Boutique Center, no Mar Shopping e no El Corte Inglés. Destas todas, apenas a primeira não fica numa galeria comercial.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].