Surf, bodyboard e mais desportos de ondas: o Ocean Spirit está de volta a Santa cruz

Santa Cruz Ocean Spirit
Santa Cruz Ocean Spirit

Uma das mecas do surf nacional está preparada para receber a décima terceira edição do Ocean Spirit. Santa Cruz vai ser a capital dos desportos de ondas até ao final de Julho.

Surf, bodyboard, longboard, skimboard, kayaksurf, waveski e bodysurf. São sete os desportos que se fazem no mar, de preferência com ondas, o grande centro das atenções em Santa Cruz.

A vila do concelho de Torres Vedras vai receber o décimo terceiro Ocean Spirit que inclui um festival de músicas do mundo, várias actividades paralelas e, pela primeira vez, o Eurosurf.

Esta competição vai levar as «quinze melhores selecções europeias» à Praia do Mirante, uma prova que vai contar com 100 a 120 surfistas, e que acontece entre 20 e 28 de Julho. Além do Eurosurf, há mais destaques no programa do Ocean Spirit 2019.

Santa Cruz vai também ser palco do Internacional de Skimboard Santa Cruz (20 e 21 de Julho), do Campeonato Nacional de Bodysurf Ocean Spirit Pro (20 e 21 de Julho) e do Kayaksurf & Waveski Session (27 de Julho), onda a organização espera cerca de «cem atletas».

Quem também vai ter um dia dedicado é a SURFaddict, a Associação Portuguesa de Surf Adaptado que participa esta ano da Boundi Surf Sessions: será no dia 24 de Julho, também na Praia do Mirante.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Ocean Spirit tem a marca ‘Sê-lo Verde’, naquilo que a organização considera ser a «reafirmação das preocupações ambientais do evento», ao promover, durante a duração do festival, a «valorização e a preservação dos recursos naturais, sensibilizando a sociedade civil para a necessidade de melhorar a eficiência da utilização dos recursos e para a promoção de economias circulares e de partilha».

O Ocean Spirit quer ir, inclusive, além da simples promoção e divulgação de boas práticas: «Pretende-se ainda, eliminar potenciais problemas na gestão dos resíduos produzidos durante a realização do evento, assim como integrar equipamentos e infraestruturas que contribuam para a economia circular, através da medida ‘Ocean Upcycling‘», garante a organização.

O Festival Internacional de Desportos de Ondas Santa Cruz Ocean Spirit tem regresso marcado a Santa Cruz começa hoje (19 de Julho) e vai ficar pela Praia do Mirante durante toda a última semana deste mês (até dia 28). Para mais informações pode consultar o site oficial do evento aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].