Converse Renew: os novos ténis Chuck Taylor All-Star são feitos de plástico e algodão reciclado

Converse Renew
Converse Renew

Os ténis mais clássicos e icónicos da Converse vão passar a ter uma colecção feita com três processos de reciclagem: reutilização de têxteis, PET e algodão.

Já estão disponíveis nas lojas os novos ténis Chuck Taylor All-Star da colecção Converse Renew, uma iniciativa da marca que tem como objectivo «repensar o desperdício» e dar uma «nova vida a toneladas de resíduos».

Para isso, estes All-Star são feitos com recurso a materiais reciclados vindos de «resíduos pós-consumo e pós-industriais». Os ténis são, depois, criados feitos com base em três processos que envolvem reciclagem.

Há modelos que tiram partido da «reutilização criativa» com têxteis upcycled (ou seja, tecidos que já foram usados), PET reciclado (plástico, como o das garrafas de água) e algodão reciclado.

Para já, apenas os ténis Chuck Taylor All-Star com recurso aos processos de têxteis upcycled e PET reciclado estão disponíveis nas lojas com preços entre os 60 e os 85 euros. As versões em algodão (Renew Cotton) chega apenas no início de 2020.

Nos últimos meses temos conhecido várias iniciativas que tentam reduzir, reaproveitar ou mesmo abolir o uso de plástico descartável: o Pingo Doce lançou uma embalagem de detergente especial e o hotel Iberostar de Lagos retirou embalagens descartáveis dos quartos. A Emirates também anunciou medidas para acabar com palhinhas e sacos de compras feitos com este material.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].