Adeus, likes no Instagram: em breve vamos deixar de ver quantos ‘gostos’ tem uma foto

«Queremos que os seus amigos se foquem mais nas fotos e vídeos que partilham e não em quantos gostos têm». Foi assim que o Instagram anunciou, no Twitter, um período de testes que vai esconder os likes.

Tudo começou em Maio, só no Canadá. O Instagram decidiu acabar com a contagem de likes nas fotos e vídeos e este país norte-americano foi o primeiro onde muitos utilizadores deixaram de ver quantos gostos tinham as pessoas que seguiam, num conteúdo.

Esta semana, a rede social detida pelo Facebook usou o Twitter para anunciar o alargamento desta medida a mais seis países: Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.

Apesar de não conseguirmos ver quantos likes têm os vídeos ou fotografias dos nossos amigos, qualquer pessoas pode ver isso, mas de forma privada, ou seja, só quem partilhou as fotos vai ter acesso a essa contagem.

Contudo, nada impede um utilizador de partilhar publicamente quantos likes teve um conteúdo seu. Esta medida pode prejudicar, principalmente, quem faz do Instagram um modo de vida, já que, por defeito, marcas que usam utilizadores para fazer posts patrocinados não vão poder ver o desempenho de um post de forma pública.

Os likes ficam, assim, reservados apenas para consulta do autor dos conteúdos, o que também vai tornar impossível que um utilizador comum consiga saber o impacto que um post de um amigo, influenciador rival/concorrente ou marca teve com um determinado conteúdo.

Para já, não se sabe o critério que o Instagram está a usar para a escolha dos mercados onde está a acabar com esta funcionalidade, nem se Portugal estará na lista deste ‘período de testes’.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].