Mobilidade alternativa com novidades em Portugal: Circ, Kapten e ShareNow alargam zonas de cobertura

A semana começa bem para as trotinetas da Circ, para os TVDE da Kapten e para o serviço de aluguer de automóveis da ShareNow: todas as empresas anunciaram o alargamento dos serviços.

É uma Segunda-Feira em cheio para três serviços de mobilidade alternativa, dois de automóveis e um de trotinetas, que novas zonas de cobertura para os seus utilizadores.

Começamos pelas quatro rodas e com a Kapten, que anunciou hoje a entrada no Porto, no âmbito de um plano de expansão europeu que vai fazer com que a app de TVDE chegue a «quinze cidades até 2020».

A Kapten chegou a Portugal em Setembro de 2018, quando se chamava ainda Chauffeur Privé. Depois de ter entrado em Vila Franca de Xira, Mafra, Ericeira, Barreiro, Alcochete, Montijo, Sesimbra e Setúbal, a empresa fez o rebranding no princípio de Fevereiro. Na mesma altura, a Kapten já tinha prometido que ia entrar na Cidade Invicta ainda este ano.

O Porto é, assim, a décima área geográfica coberta pela Kapten e a app vai estar disponível com «cerca de mil motoristas» numa fase inicial; para os clientes da Invicta vai ainda haver um desconto directo (não é preciso código) de 50% em todas as viagens até 30 de Junho. Os novos clientes Kapten do Porto podem ainda usar um código de descontos de três euros nas três primeiras viagens: RICDUR3.

ShareNow Colombo

Ainda nas quatro rodas, a ShareNow (ex-DriveNow) anunciou que o Centro Colombo, em Lisboa, passa a ter uma zona exclusiva de estacionamento no parque deste centro comercial.

Isto significa que é possível, agora, entrar com os BMW i3/Série 1 e os Mini Cooper no Colombo e deixá-los estacionados, sem pagar mais por isso, no parque. Contudo, não pode ser em qualquer lugar: tal como acontece no Aeroporto de Lisboa, temos um local específico que fica no piso -1 marcado com os logos da marca – estranhamente, ainda com a denominação antiga, DriveNow.

A ShareNow vai ter ainda mais uma novidade, em Lisboa: áreas espalhadas em Lisboa onde os automóveis que aí estiverem estacionados têm sempre desconto Drive N’Save. Contudo, para terminar uma viagem nestes spots é preciso pagar uma taxa adicional de dois euros.

Circ Figueira da Foz

Finalmente, a Circ. Esta empresa de trotinetas eléctricas que, tal como a Kapten e a ShareNow também passou por um rebranding (chamava-se Flash) anunciou a entrada na Figueira da Foz.

Esta vai ser uma «experiência-piloto» com quinze hotspots de partilha de trotinetes neste concelho, embora não revele a quantidade de veículos disponibilizados.

A Figueira da Foz passa a ser a nona cidade onde a Circ/Flash está presente: Lisboa, Faro, Coimbra, Almada, Cascais, Maia, Gondomar e Matosinhos são os municípios onde já é possível usar a app da marca para alugar uma trotineta.

Tal como acontece nestas cidades, também na Figueira da Foz há um desconto de 50 cêntimos no desbloqueio (que custa um euro) para quem estacionar a trotineta num local próprio, e que aparece na app.

Para ter três desbloqueios gratuitos na Flash/Circ, válido para todas as cidades, basta usar o código K5PGW8 na área ‘Promoções’ do menu da aplicação.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].