eCooltra deixa de reinar sozinha: motas eléctricas da Acciona já estão em Lisboa e são grátis até 2 de Junho

Acciona Lisboa

Lisboa tem um novo serviço de motas eléctricas partilháveis para rivalizar com a eCooltra. A novidade vem de Espanha e tem a marca da Acciona, um empresa ligada às energias renováveis.

Como seria se a EDP lançasse um serviço de motas eléctricas para alugar, em Portugal? Seria mais ou menos igual ao que a Acciona, uma empresa ligada ao mercado das renováveis, fez em Espanha em Outubro de 2018.

Na altura, a Acciona disponibilizou cerca de mil motas eléctricas em Madrid com a garantia de que «toda a energia usada para carregar as suas baterias é de origem 100% renovável».

Estas motas têm 125 cc e dois modos de condução: Standart (S) com velocidade máxima de 50 km/h e Custom (C), onde são atingidos os 80 km/h. Todos os modelos têm dois lugares e disponibilizam dois capacetes.

Tal como acontece com as várias alternativas de mobilidade eléctrica que existem em Lisboa (como as motas da eCooltra e as trotinetas), é preciso usar uma app (ACCIONA Mobilidade), que está disponível para iOS e Android, e que mostra as motas num mapa, com a carga de bateria disponível. Depois, é cobrado um preço por minuto, que varia conforme o modo usado pelo utilizador.

App Acciona - Lisboa

No Costum (C), recomendado para andar dentro da cidade e que tem a velocidade limite mais baixa, o preço por minuto é de 26 cêntimos; se mudarmos para o C, aconselhado para vias rápidas (como o Eixo Norte-Sul, o IC 17, o IC 19 ou a Segunda Circular) o valor sobre para os 28 cêntimos.

Se quiser parar a mota por um bocado, mas manter a viagem activa, entra no modo Pausa (pode ficar activo durante seis horas) que custa 5 cêntimos por minuto. Além destes preços, há também packs que permitem usar as motas eléctricas a partir de 20 cêntimos/min – 500 minutos por 100 euros.

Quer o site, quer a app da Acciona já estão localizados para Lisboa e até já podemos ver cerca de vinte motos espalhadas pela cidade, ainda antes do lançamento oficial.

Para assinalar a entrada das motas Acciona em Lisboa, a empresa está a oferecer todas as viagens até 2 de Junho. A cobertura é a habitual neste tipo de serviços: a zona ribeirinha de Algés à Ponte Vasco da Gama, limitada a Norte por Benfica, Telheiras, Lumiar, Alvalade e Areeiro. Aqui estão ainda incluídas algumas zonas dos Olivais e da Portela.

Além das motas, a empresa tem ainda trotinetas eléctricas, mas esta é uma opção que, para já, está apenas disponível em Madrid. Já as motas, chegam, com Lisboa, às cinco cidades: as outras são, além da capital espanhola, Barcelona, Valência e Sevilha.

Acciona Lisboa

O evento de apresentação da Acciona em Portugal acontece no Hotel Evolution, em Lisboa (Saldanha), curiosamente no mesmo local onde as trotinetas da Hive foram também mostradas pela primeira vez aos jornalistas.

O momento vai contar com a presença de Miguel Gaspar, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Ramón Piñeiro, director de novos negócios da área de serviços Acciona e Eduardo Pinheiro, que vai ser o gestor do serviço em Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].