Josefinas cria três novos pares de sabrinas inspiradas na música Four Women de Nina Simone

Nina Simone
Nina Simone

A nova edição especial da Josefinas já está disponível e inspira-se na música jazz/soul de Nina Simone. Four Women é o tema que dá o mote para três novos pares de calçado.

É a artista afro-americana Nina Simone, que fazia da música uma forma de activismo social, que inspira três pares de Josefinas. E é precisamente uma dos temas da artista que dá nome à nova colecção da marca.

«Four Women tinha a missão de inspirar a comunidade feminina negra a abraçar a herança afro-americana e deixar de parte as imposições sociais de beleza», lembra a Josefinas.

Nesta música Nina faça do orgulho em ter «cabelo africano» e foi mesmo uma das «primeiras mulheres mediáticas a usar cabelo entrançado» como marca da sua cultura.

Assim, as novas sabrinas fazem «alusão ao cabelo entrançado», um «símbolo de beleza singular de cada mulher». Segundo a Josefinas, o entrançado (que é feito à mão e demora seis horas) transforma estes modelos em «pares verdadeiramente único, à semelhança da mulher que o usa».

Estas novas sabrinas estão disponíveis em castanho (Misty), rosa Josefinas (Pink) e branco (White), com o preço de 273 euros; a compra é feita em exclusiva na loja online da marca.

Nina Simone Josefinas

Nina Simone (nome artístico de Eunice Kathleen Waymon) nasceu em 1933 na Carolina do Norte e começou a cerreira de cantora aos vinte anos em bares de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City.

O nome artístico foi adoptado numa altura em que tinha lições de piano, mas queria cantar; como o tinha de fazer às escondidas dos pais, decidiu apresentar-se com outro nome. ‘Nina’ veio do espanhol ‘menina’ e ‘Simone’ foi uma homenagem à actriz Simone Sigronet de quem era fã.

A cantora lançou o seu primeiro álbum de estúdio em 1958, Little Girl Blue, e o último saiu em 1993 – A Single Woman. Durante quarenta anos, Nina Simone lançou quase um disco por ano. A música Four Woman estava no alinhamento do álbum Wild is the Wind de 1966 – pode ouvi-la aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].