Quer alugar a sua autocaravana? Então tem mesmo de conhecer a Yescapa

Yescapa caravanas
Yescapa caravanas

Tal como podemos ter uma casa (ou várias casas) que podemos alugar em várias plataformas online, a Yescapa permite o mesmo, mas para autocaravanas. Pode estar aqui uma nova forma de rendimento-extra.

Alugar uma autocaravana para dar umas voltas por Portugal ou fazer uma surf-trip não é nada de novo. Aliás, recentemente falámos sobre a Hostel on Wheels, uma empresa nacional que faz exactamente isto. O próprio Airbnb também aluga caravanas.

Esta empresa nacional foi criada em 2016 por três amigos e o conceito é o de alugar uma autocaravana que pode levar até cinco pessoas a percorrer Portugal ou Espanha. Todas as autocaravanas têm WC completo, duche de água quente e cozinha, com frigorífico de 80 litros. Além disso, as carrinhas contam com uma câmara de visão traseira, GPS, bancos frontais rotativos e painel solar.

Mas, na Yescapa, o serviço é diferente. Enquanto a Hostel on Wheels tem uma frota de veículos, aqui é cada pessoa que pode submeter a sua caravana numa plataforma e depois esperar pelo contacto de um interessado em alugar.

Como já deve ter percebido, é uma espécie de Airbnb, mas para autocaravanas. A Yescapa «propõe um serviço de aluguer completo, com seguro e assistência incluídos, responsabilizando-se pela verificação da identidade dos proprietários e do estado operacional de todos os veículos da plataforma», garante Julie Da Vara, responsável da empresa.

Com seis anos de existência, Yescapa está presente em seis países na Europa: França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, e agora Portugal. No site podemos encontrar cerca de cinco mil autocaravanas com várias tipologias.

Aqui podemos filtrar as buscas por zona do País e pelo formato do veículo, entre sete disponíveis: duas campervans, perfilada, capucino, integral, caravana (roulotte) ou ou ‘outro’.Basicamente, o site, é uma cópia do Airbnb, quase com as mesmas opções, design e simplicidade na apresentação da informação. Os preços flutuam conforme a tipologia dos veículos e tempo de aluguer, como é óbvio.

Numa simulação que o TRENDY fez para uma semana encontrámos Campervans, Furgões Transformados, Capucinos e Autocaravanas Integrais com preços entre os 45 e os 171 euros. Curiosamente, conseguimos encontrar caravanas de serviços de aluguer como o que falámos no início do texto, o Hostel on Wheels

«O serviço de aluguer permite ao proprietário rentabilizar o seu veículo, pois em média, apenas utiliza a sua autocaravana, para uso pessoal, cerca de 70 dias/ ano», lembra Julie Da Vara.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].