The Place at Evoramonte: o novo alojamento local alentejano criado por dois apaixonados por Portugal

The Place at Evoramonte Castelo
The Place at Evoramonte Castelo

«Apaixonámo-nos de imediato por este país – as paisagens, as cidades, o Sol, a história e, principalmente, as pessoas». Foi assim, de forma simples, que nasceu o The Place Evoramonte.

Histórias de estrangeiros que passam por Portugal (em férias, ou não) e se apaixonam pelo País não faltam. Seja para depois abrir um bar, um restaurante ou até mesmo um alojamento local, há vários exemplos, espalhados um pouco por todo o País.

E foi assim mesmo que nasceu o mais recente alojamento local do Alentejo. «Depois de viajarmos por mais de 45 países, apaixonámo-nos por Portugal e pelo Alentejo, e aqui ficámos aqui, em Évora Monte», dizem os escoceses Mitch e Vicki Webber.

Foi Évora, a cidade Património Mundial da UNESCO que encantou o casal, que se conheceu há dezoito anos, tantos como levam de viagem pelo mundo inteiro.

A primeira ideia era abrir um alojamento local na Escócia, mas depois de quatro anos a viver na Tailândia, houve uma mudança de planos: «Precisávamos de mais Sol do que as terras escocesas nos podiam oferecer».

Depois, veio a epifania. «A caminho de umas férias, passámos por Portugal e apaixonámo-nos de imediato por este país, pelas paisagens, as montanhas, as cidades, o Sol, a história e, principalmente, as pessoas», diz Mitch Webber.

A escolha do lugar aconteceu depois de viajarem de Norte a Sul de Portugal. Em 2013, Mitch e Vicki viram um anúncio de um espaço em Évora Monte e começaram a por a ideia de um alojamento local em prática.

«Encontrámos este pequeno tesouro alentejano, a que agora chamamos ‘casa’. Demorou três anos a transformar o velho edifício no que é hoje este alojamento local – o The Place at Evoramonte», diz o casal.

O alojamento local recém-inaugurado tem apenas quatro quartos, que estão decorados com elementos que fazem lembrar Mitch e Vicki das viagens que já fizeram pelo mundo. Um pormenor: todos têm uma vista «deslumbrante» sobre a planície alentejana, garante Mitch, de onde se pode assistir sempre ao pôr-do-Sol.

Sempre que possível, o pequeno-almoço é servido no terraço do restaurante que se encontra no piso inferior, onde são também servidos almoços e jantares.

O The Place at Evoramonte está, como seria de esperar na plataforma Booking com preços que rondam os 80 euros por noite.

Para mais informações sobre este alojamento local, que fica no número 26 da Rua de Santa Maria, em Évora Monte, pode contactar directamente os proprietários pelo número de telefone 927 603 884.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].