Review: Honor View 20

A Honor quer afirmar-se como uma marca em nome próprio, depois de se ter separado da Huawei. Este smartphone é um dos primeiros filhos desta “revolução” chinesa.

A Honor é aquela marca sub-chinesa da Huawei para jovens cujos smartphones apenas estão à venda online. Para quem ainda pensa assim, há novidades: em 2019, a Honor que valer por si e começou um processo de separação da Huawei que a torna, hoje, autónoma para tomar as suas próprias decisões e seguir uma estratégia própria de marketing e vendas.

Para começar este caminho a solo, a Honor conta com um smartphone que ainda vive muito à sombra da Huawei e em que alguns detalhes nos deixaram confusos sobre se esta “divisão de poderes” é assim tão clara.

No evento de apresentação do Honor View 20 em Paris, onde estivemos presentes a convite da marca, foi-nos dito pelos responsáveis que a era tempo de novos voos e que a marca já tinha valor para se apresentar ao mercado per si.

Mas, assim que configuramos o smartphone e nos pomos a explorar as aplicações vemos, por exemplo, que a “ex-casa-mãe” ainda está muito presente.

Por exemplo, temos de ter uma conta Huawei para nos registarmos no telefone, a loja de aplicações alternativa ao Google Play é a AppGallery, cujo ícone é um saco com o logótipo da… Huawei e até existe a aplicação de apoio ao cliente HiCare cujos dados são controlados pela… Huawei Tech. Portugal. Portanto, há muita Huawei a viver na Honor, para o bem e para o mal.

Huawei vs Honor

Para o bem, aquilo que mais nos interessa, isto nota-se nas tecnologias usadas pelo View 20. Tal como acontece com o Mate 20 Pro, também este telemóvel está carregado de hardware popularizado pela Huawei, com o processador Kirin 980 a ser a estrela da companhia.

A câmara, apesar de não ter a assinatura da Leica, como acontece com o seu meio-irmão, tem sensivelmente o mesmo desempenho e consegue óptimas fotografias, especialmente em condições de luz mais fracas: a abertura de f1.8 ajuda a explicar os bons resultados.

Mas, falar de fotografia no View 20 é falar de um sistema chamado TOF (time of flight) que permite gravar um objecto, pressionando de forma contínua o botão do disparo, para conseguirmos ter um modelo em três dimensões de um objecto: um bom gimmick para os fãs de tecnologia.

O que a Honor manteve, depois da separação da Huawei, foi o seu ADN jovem – aliás, a marca quer ser a primeira a nível mundial entre o público mais novo e aliou-se a uma das modas teen do momento: o jogo Fortnite.

Honor View 20

Quem fizer o download do jogo da Epic Games com o View 20 tem direito a uma skin exclusiva, a Honor Guard, em azul e há ainda mais uma boa novidade para os gamers: este smartphone corre o jogo a 60fps, o que também acaba por ser um grande bon-bon para os fãs deste jogo.

Outro dos principais destaques do Honor View 20 é o facto de também ser um dos únicos smartphones disponíveis do momento em que a câmara de selfies está incrustada no ecrã, no topo superior esquerdo, e não num notch, como acontece com vários modelos.

É uma solução visualmente agradável e dá a este modelo uma aparência futurística, uma vez que faz com que o ecrã ocupe toda a parte frontal, com quase 86% da superfície dedicada ao display.

Se o Mate 20 da Huawei era um telefone cheio das melhores tecnologias disponíveis na altura do seu lançamento, o Honor View 20 não fica atrás, neste campo. Este smartphone é um verdadeiro tanque high-tech com um detalhe que vai agradar a muitos sejam jovens ou não: ser tão bom como o Mate 20 e custar metade.

€669,99 | hihonor.com

Honor View 20

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].