FoldiMate: a máquina de dobrar roupa que pode ser a verdadeira fada do lar

FoldiMate
FoldiMate

Não, ainda não está disponível. Não, não é barata. Sim, vai ter de esperar mais uns dois anos para deixar de dobrar roupa à mão. FoldiMate em nossa casa, só lá para 2020.

A feira de tecnologia CES costuma ser um viveiro de ideias para o futuro. Umas já são produtos finais, enquanto outras aparecem em modo protótipo e só nos permitem sonhar com uma realidade mais… simplificada.

É o caso da FoldiMate, uma máquina de dobrar roupa que já tinha feito o seu primeiro aparecimento na edição da CES de 2017 e que agora surge renovada e com as pré-vendas abertas, aqui, com um desconto de 10%.

Segundo os responsáveis, a FoldiMate deverá chegar às lojas no final de 2019, em conjunto com a marca de electrodomésticos alemã BSH. E, se tivermos em conta que esta empresa tem uma delegação em Portugal (parceira Siemens), pode ser que a FoldiMate chegue mesmo as lojas nacionais daqui a dois anos.

Com a dimensões aproximadas de uma máquina de lavar/secar roupa (um pouco mais alta e menos larga), a FoldiMate terá um preço previsto de 980 euros e pode dobrar sweatshirts, t-shirts, toalhas, fronhas, camisas e calças de tamanhos de criança até XXL.

Contudo, tudo o que sejam cuecas, meias, lençóis e roupas de bebé ficam de fora. De resto, a FoldiMate promete dobrar um conjunto de até quarenta peças em quatro minutos.

Mas o tempo que a FoldiMate levará para chegar ao mercado, deve dar oportunidade aos gigantes do sector para começaram a desenvolver as suas próprias ‘folding machines’ e acabar por dobrar… esta concorrência.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].