Review: Energy Sistem eReader Pro 4

eReader Pro 4 Energy Sistem
eReader Pro 4 Energy Sistem

Será que a moda dos leitores de livros electrónicos já passou? A verdade é que os eBooks são a forma mais simples de ler sem ter de andar com o peso do papel.

E talvez a resposta a nossa pergunta seja ‘não’, até porque recentemente a FNAC anunciou o reforço da sua oferta de eBooks com três milhões de novas referências.

Além disso, a marca revelou que este segmento representa 10% do total de facturação do total do mercado de livros na Europa. Mas também é verdade que, os smartphones, com ecrãs cada vez maiores e com mais definição, se tornaram também em bons dispositivos para ler.

Ainda assim, e para quem faz da leitura de livros um momento assíduo, talvez seja melhor optar por um leitor dedicado de ebooks como este eReader Pro 4 da Energy Sistem, com um ecrã de seis polegadas táctil com tecnologia E-Ink Carta e é antirreflexo.

O eReader Pro 4 pode mostrar até dezasseis níveis de cinzento para que cada leitor personaliza a experiência de leitura. Para passar de página, podem ser usados os controlos físicos que estão em ambos os lados da moldura ou usar o dedo no ecrã táctil.

Além disso, este equipamento de apenas 160 gramas (é bastante leve e compacto) tem sistema operativo Android e memória de 8 GB, que dá para centenas de livros.

O facto de ter Android, faz com que seja possível usar o eReader Pro 4 para aceder à Internet e ver uns sites, assim como consultar o email.

Há ainda várias outras apps que podem ser usadas neste equipamento, apesar de a experiência não ser comparável à de um smartphone, uma vez que o ecrã é limitado para este fim.

Quanto aos livros, podem ser descarregados de várias fontes, mas a Energy Sistem, inclusive carregados para o sistema ou para um cartão microSD em PDF.

Mas lá dentro já vêm várias obras: são 1500 clássicos da literatura universal gratuitos, entre os quais vários portugueses de autores como Eça de Queirós, o que não deixa de ser uma óptima oferta.

energysistem.com | €129

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].