Coyo Taco: conheça o novo restaurante de comida de rua mexicana do Príncipe Real

Coyo Taco Tacos
Coyo Taco Tacos

O food district de Lisboa por excelência acaba de receber mais um restaurante, desta vez dedicado à cozinha mexicana. O Coyo Taco já abriu no Príncipe Real.

O Príncipe Real é mesmo um dos locais mais… trendy para abrir novos restaurantes e já é actualmente uma das “casas” de alguns dos melhores espaços de várias cozinhas do mundo: é lá que estão o asiático Miss Japa ou o italiano do Jamie Oliver, por exemplo.

E foi no Príncipe Real que abriu o mais recente mexicano de Lisboa, o Coyo Taco que garante ter a «verdadeira experiência da mais autêntica comida de rua mexicana», mas com um «twist cool — saborosa e fresca».

O Coyo Taco fica na Rua D. Pedro V, onde está também o Pavilhão Chinês, por exemplo e destaca-se logo pelas cores azul e branco que tem na fachada, com o nome em grandes letras no topo.

Com uma filosofia ‘todo es fresco’, uma das especialidades do Coyo Taco são as tortillas de milho, feitas de «forma artesanal» no restaurante «ao longo do dia, para garantir frescura, com recurso a uma prensa manual» destaca Rui Sanches, CEO do grupo Multifood, responsável pela abertura do restaurante em Lisboa.

Para fazer estas tortillas, é usada uma «farinha de milho especial, importada do México, a nixtamal», feita com base num «processo de confecção dos grãos de milho secos com calcário em pó e água, que elimina a casca de milho».

Tortillas Coyo Taco

Depois, começa o desfile das iguarias mexicanas, logo nos petiscos para nos entreter enquanto estivermos a ver o menu, para escolher os: o restaurante sugere o Guacamole Coyo (acompanhado por tortilla chips) e uma margarita.

Já com o estômago bem forrado com a base da cozinha mexicana, há nove opções de Tacos com Tortillas de milho artesanais e sem glúten, três opções de Tortillas de trigo e mais nove opções de Burritos (Tortilla de trigo, arroz, esmagada de feijão, pico de gallo, queso mixto e queso crema. Por aqui, os preços andam entre os 7,5 e os 16 euros.

Ao percorrer o menu do Coyo Taco chegamos também às nove opções de Burrito Bowls (arroz, esmagada de feijão, pico de gallo e queso crema) e outras tantas de Ensalada Bowls (mistura de alfaces, guacamole, sementes de abóbora, queijo, vinagreta de chipotle, pico de gallo), entre 12,50 e 16 euros.

Finalmente, temos quatro tipos de Quesadillas (quatro fatias de tortilla de trigo com queso mixto, pico de gallo, salsa chipotle, coentros, queijo e queso crema), com preços de 12 a 16 euros.

Quanto ao recheio destes pratos, podemos optar por várias carnes: há Pollo Al Carbon (frango marinado grelhado), Al Pastor (porco marinado), Alambre (vazia grelhada), Carnitas de Pato (pato confitado Michoacán), Cochinita Pibil (porco assado Yucatán). Para os vegetarianos, o Coyo Taco tem o Hongos (huitlacoche, cogumelos de época, queijo, pico de gallo e salsa serrano).

Para a sobremesa, também há especialidades típicas mexicanas: Churros (polvilhados com açúcar e canela, acompanhados de cajeta e molho de chocolate), gelados de pau e as clássicas Paletas (de chocolate, dulce de leche, mousse de lima, morango e limão, ananás e hortelã, e manga).

O restaurante tem um ambiente informal com 24 lugares sentados e «uma cozinha aberta, onde é visível todo o processo artesanal de confecção de uma tortilla, feita de raiz, sublinha Rui Sanches.

É ainda possível pedir uma margarita ou um cocktail no bar que tem uma janela para a rua, tal como acontece no Chutnify, um indiano que também fica no Príncipe Real.

Coyo Taco Fachada

Em relação aos horários, o Coyo Taco está aberto para almoços, lanches e jantares do meio-dia à meia-noite, sendo que de Quinta-Feira a Sábado, só fecha à uma da manhã; o restaurante não aceita reservas. O menu completo está aqui.

Coyo Taco Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].