Prateato: conheça os Design Lofts de Marvila de nova geração em Lisboa

Prateato Marvila
Prateato Marvila

Lisboa vai ter uma nova área de habitação numa das novas zonas nobres da cidade. Marvila foi o local escolhido por um grupo libanês de imobiliário para criar o «primeiro condomínio da nova geração» ou, como também lhe chamam: as ‘casas do futuro’.

Lisboa é uma cidade que, cada vez mais, vê nascer novas zonas trendy dentro do seu tecido imobiliário. A zona ribeirinha contígua ao Parque das Nações, no sentido de Santa Apolónia é um destes novos eixos, com as zonas do Beato e Marvila a ganharem uma vida diferente.

Um dos mais recentes pólos de habitação que vem confirmar esta teoria é o condomínio Prateato, fruto do investimento do grupo libanês FFA Real Estate e com autoria do gabinete português Tekstudio Arquitectos.

Este é o resultado da aplicação de dezasseis milhões de euros: a criação daquele que o grupo FFA Real Estate chama «o primeiro condomínio da nova geração» e que recebe os primeiros inquilinos no final de 2021. Ao todo serão 48 lofts que vão ocupar sete mil metros quadrados.

No Prateato há espaço para áreas comerciais, uma pista de jogging, soluções high-tech, energia solar e horta comunitária. Os principais objectivos deste condomínio são «promover a interacção entre moradores e retomar o conceito de comunidade», sublinha Georges Abu Jaoude, CEO da FFA Real Estate.

Prateato

Na zona onde estão agora os dois edifícios do Prateato, com uma forma triangular, ficam também antigos alguns armazéns e as velhas fábricas lisboetas de Marvila.

«Ficámos apaixonados por Lisboa desde o primeiro momento e temos já vários investimentos na cidade. Este projecto em Marvila é o primeiro de alguns que temos delineados para esta zona», garante Georges Abu Jaoude, CEO da FFA Real Estate.

O CEO diz ainda que o Prateato é um conceito «voltado para as necessidades dos habitantes da cidade» que procuram «novas soluções de habitação» e que «privilegiam conceitos inovadores e criativos, pensados para servir o seu estilo de vida e dia-a-dia urbano».

Bruna Serralheiro, arquitecta responsável pelo projecto e CEO & Founder da Tekstudio Arquitectos explica melhor o conceito deste novo condomínio lisboeta: «Cada tipologia, T0, T1, T2 e T3 oferece um espaço muito funcional e modular que respeita as necessidades diárias dos moradores, graças ao seu design inovador e inteligente».

As 48 fracções do Prateato têm seis tipologias: Green, Hybrid, Terraces, Villas, Life e Classic. «Alguns têm jardins privativos e amplos terraços para promover o contacto directo com os espaços verdes que se fundem com o interior da habitação através das janelas de pé-direito total», destaca Bruna Serralheiro.

Em termos de estruturas, o Prateato tem «coberturas inclinadas e pés-direitos altos, com interiores abertos e flexíveis, repletos de luz natural e uma atmosfera de calma e paz», caracteriza a arquitecta.

Segundo a mesma responsável da Tekstudio Arquitectos, a opção por tons de cinza e de texturas naturais permite «abraçar o conceito de loft e reforçar o cunho industrial que deu origem ao layout de todo o condomínio e da sua arquitectura».

O objectivo do Prateato é «proporcionar um estilo de vida moderno e sustentável» naquele que é o «novo bairro tendência de Lisboa», sublinham os responsáveis pelo projecto, que lembram ainda a importância desta zona da capital.

«O governo português encontra-se, neste momento, focado na reabilitação e dinamização de Marvila, através da implementação de vários projectos promissores, alguns dos quais, já temos vindo a testemunhar»

Ainda em construção, o Prateato tem um catálogo que pode ser visto e descarregado, em PDF, aqui. Os preços de comercialização dos lofts ainda não foram divulgados publicamente nem as datas a partir das quais vai ser possível começar a reservar apartamentos neste novo condomínio em Marvila.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].