Perda de Peso

Músculo ou gordura? 5 pistas para saber o que a sua dieta está a fazer por si

por • 24 Fevereiro, 2019 • Saúde, TRENDY Best OfComentários fechados em Músculo ou gordura? 5 pistas para saber o que a sua dieta está a fazer por si869

Sempre que queremos perder peso, o o objectivo é sempre fazer dietas que tenham resultados rápidos. Mas o problema é que, em muitos casos, o que nos acontece é perder músculo, em vez de gordura.

A perda exclusiva de massa muscular e água leva, geralmente, à recuperação do peso perdido no final das dietas. A solução passa por equilibrar uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios indicada, que permita perder gordura e aumentar massa muscular simultaneamente.

Quando queremos perder peso, procuramos dietas que nos apresentem resultados rápidos e fáceis. Contundo, o que é mais frequente é voltar a recuperar o peso perdido quando acabamos os tratamentos.

Tudo isto tem uma explicação, e pode não ser culpa do seu metabolismo ou da sua rotina: tem que ver com o facto de a maior parte das dietas apenas permitir a perda de peso com base na diminuição de massa muscular ou de água no corpo, em vez de através da diminuição de gordura.

Por isso, especialistas de nutrição e perda de peso da Pronokal reuniram cinco perguntas e conselhos que nos podem ajudar a perceber a diferença entre a perda de peso e a pesa de gordura.

1 – Qual é a relação entre perder peso e perder gordura? O que é que é mais recomendado? É a mesma coisa?

O mais fácil de conseguir – mas o menos desejado – é perder peso às custas da perda de massa muscular ou de água. No entanto, o adequado é perder peso através da queima das nossas reservas de gordura, ao mesmo tempo que as substituímos por massa muscular.

2 – Sempre que perdemos peso, perdemos gordura? Sempre que perdemos gordura, perdemos peso?

Não e é muito importante perceber a diferença. Muitas dietas que visam perda de peso acabam apenas por resolver a retenção de líquidos. Aquilo que devemos fazer é combinar um tratamento personalizado de perda de peso com uma rotina completa de exercício físico, que nos permita aumentar a massa muscular. Aqui entram os exercícios de hipertrofia, por exemplo.

3 – Como é que posso garantir que perco realmente gordura?

O mais importante, ao escolher uma dieta, é optar por uma que nos permita atingir o nosso objetivo e, sobretudo, não recuperar o peso perdido. Muitas dietas prometem a perda de peso, mas devemos confiar naquelas que combinam uma reeducação alimentar com um plano de exercício personalizado.

4 – Que exercícios devemos realizar para perder peso?

Ao realizar exclusivamente exercícios aeróbicos como caminhadas ou corridas, elíptica, bicicleta, etc, podemos garantir uma maior perda de peso total – a conjugação de perda de gordura com a perda muscular. Isto é um problema, uma vez que precisamos de garantir a massa muscular para conseguir manter o peso que pretendemos.

5 – Que exercícios devemos realizar para perder gordura?

A perda de gordura comprova-se mais eficazmente a partir de exercícios de força que envolvam grandes grupos musculares, como pernas ou costas, porque permitem preservar a massa muscular enquanto favorecem a diminuição de gordura. Aconselha-se a alternar este tipo de exercício com o cardiovascular, que ajuda a diminuir a probabilidade de recuperar o peso perdido no final do tratamento.


NOTA DE REDACÇÃO: o teste a este produto partir de uma sugestão feita pela (marca) ao TRENDY.
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