Review: AEG VX9 ANIM Precision

AEG VX 9 ANIM
AEG VX 9 ANIM

Num mundo em que os Roomba limpam tudo sem que nós precisemos de mexer uma palha, ainda haverá espaço para aspiradores mais tradicionais?

Eu acho que sim. Primeiro que tudo, dá-me gozo limpar a casa; segundo, da única vez que usei um Roomba (o Scooba) ele sujou mais que limpou.

É por isso que ainda confio mais nos aspiradores em que temos de ser nós a andar com o tubo para trás e para a frente.

Mas, se estes equipamentos tiverem umas ajudinhas-extra que nos facilitem o trabalho, tanto melhor. E é isso que se passa com este VX9 da AEG com 650 W (classe A+), a provar que não é preciso estar ligado a uma app ou à Internet para fazer um bom trabalho e a ser útil.

Com vários acessórios de limpeza na caixa (leia-se, escovas) o grande trunfo deste modelo é “reconhecer” a superfície que limpa e, desse modo, ajustar a velocidade de sucção.

Por exemplo, se estivermos a aspirar um tapete, esta diminui para não trazer tudo atrás. Mas se estiver a limpar um chão em pedra ou soalho, parece que tem um “mini-tornado” nas mãos: é aqui que o AEG VX9 revela toda a sua potência de aspiração.

Nos antípodas, este aspirador pode ser tão calmo, que o modo mais menos potente vai inclusive servir para aspirar cortinados.

O controlo da selecção de superfície deste AEG pode também ser feito na pega que usamos para mexer o tubo de aspiração, o que também nos dá a liberdade para escolher o modo que quisermos, caso achemos que o AEG VX9 não está com a potência indicada para as características da casa.

O modo seleccionado pode ser sempre visto num pequeno ecrã que este aspirador da AEG tem no topo. A esta versatilidade, junta-se um corpo com protecções laterais para evitar danos no mesmo e nos móveis.

Este modelo tem ainda rodas de borracha de dimensões generosas que fazem a diferença nas movimentações, um cabo de energia com nove metros e ainda um kit especial AEG ANIM para aspirar pelos de animais (na versão mais cara; há mais duas, por 279 e 299 euros).

As escovas têm ainda luzes LED na frente para iluminar zonas mais escuras, para garantir que não deixamos pó ou outras sujidades para trás.

Por tudo isto, e por ser um gadget que realmente nos obriga a deixar o sofá (que os haja por muitos anos), este AEG é uma boa compra para quem prefere um aspirador de formato antigo, devido à versatilidade que apresenta nos modos de sucção.

aeg.com.pt | €399 (versão ANIM)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].