Adeus, Turquia: Ricardo Quaresma está de regresso (pela segunda vez) ao FC Porto

A saída do Besiktas está certa e Ricardo Quaresma já falou com a direcção do FC Porto para acertar os detalhes do regresso ao Dragão esta semana.

Ricardo Quaresma deixa o Besiktas. É assim que o canal desportivo NTV Spor anunciou ontem a decisão do jogador português em deixar o clube turco, que está a passar por um momento delicado: há um cenário de falência em vista e vários ordenados em atraso.

Esta foi, de resto, a razão que levou outro internacional português a rescindir contrato com o clube: Pepe deixou também o Besiktas este mês e o destino acabou por ser o FC Porto.

O Dragão será também o destino de Ricardo Quaresma (35 anos), que fez na passada Sexta-Feira (25 de Janeiro) o último jogo pelo Besiktas e foi expulso aos 87 minutos, com vermelho directo.

Esta Quinta-Feira fecha o chamado ‘mercado de Inverno’, uma janela temporal de um mês (1 a 30 de Janeiro) onde os jogadores se podem transferir entre clubes europeus. Depois, isto deixa de ser permitido até Junho, altura em que o mercado volta abrir até final de Agosto.

Quaresma deve chegar ao Porto nas próximas horas para assinar contrato e ficar de imediato às ordens de Sérgio Conceição, naquele que será o segundo regresso do “Harry Potter” ao FC Porto nos últimos cinco anos.

O internacional português chegou ao Besiktas na época 2010/11 onde ficou dois anos. Quaresma teve, depois, uma aventura no Al Ahli, um clube dos Emirados Árabes Unidos (2012/13), por onde também passou o treinador português Carlos Carvalhal.

Do Al Ahli, Ricardo Quaresma voltou ao FC Porto, de onde tinha saído em 2008 para representar o Inter de Milão, e ficou duas temporadas a jogar de azul e branco (2013 a 2015).

No final da segunda temporada a jogar às ordens de Julen Lopetegui, Quaresma regressou ao Besiktas onde ficou quatro anos: fez 143 jogos e marcou 18 golos.

Este segundo regresso ao FC Porto é feito a custo zero, tal como Pepe, uma vez que Quaresma rescindiu com o clube turco por justa causa, devido à falta de pagamento de ordenados.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].