Porto e Lisboa vão receber festivais de vinho com mais de 300 provas gratuitas

Dão Capital Enóphilo Wine Fest
Dão Capital Enóphilo Wine Fest

Dão Capital e Enóphilo Wine Fest são os dois próximos grandes eventos de vinhos em Portugal em Lisboa (Mercado da Ribeira) e na Alfândega do Porto.

Lisboa e Porto vão receber, nos próximos fins-de-semana, dois festivais de vinho, como dezenas de produtores de todas as regiões do País, que vão ter à prova mais de 300 referências.

Estes dois eventos têm entrada paga, com copo incluído, que depois serve para provar os vinhos que quiser, e de forma gratuita, nas bancas de cada um dos produtores.

O primeiro festival a acontecer é o Enóphilo Wine Fest, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, dia 17 de Novembro, que vai contar com 46 produtores e mais de 300 vinhos para provar.

Além dos vinhos, o Enóphilo Wine Fest vai ter bancas com petiscos e três provas especiais, comentadas por especialistas: espumantes Blanc de Noirs, cinco alvarinhos da Quinta do Regueiro e o vinho açoriano Czar.

Os bilhetes para o Enóphilo Wine Fest custam 10 euros (se comprar antes do dia do evento) e 15 euros no próprio dia. A organização dá um copo Schott Zwiesel para as provas de vinhos.

No fim-de-semana seguinte (23 e 24 de Novembro, das 15 às 22 horas) é a vez de Lisboa receber um evento vínico, totalmente centrado no Dão. A entrada é gratuita, mas se quiser provar os vinhos vai ter de comprar um copo que custa 3 euros.

O Dão Capital acontece no Mercado da Ribeira e vai contar com 32 produtores de tintos, brancos, rosés e espumantes. Além disso, a organização também promete ter gastronomia da região, como peças de fumeiro e o Queijo da Serra.

Neste evento também vai ser possível assistir a provas comentadas: A Frescura do Encruzado, O Renascido Jaen, Arte do Lote e Dão com Idade acontecem dia 23. No dia seguinte é a vez de O Perfume da Malvasia Fina, A Sublime Touriga Nacional, Dão de Platina e Estórias que a Vinha Antiga Conta.

O Dão Capital é o terceiro festival de vinhos de Outono a acontecer em Lisboa, depois do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno e do Sofitel Wine Days.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].