Chic Every Weather: há uma app criada por portugueses que nos diz o que vestir todos os dias

Chic Every Weather App
Chic Every Weather App

O conceito até não é mal pensado: todos os dias, abre a app e são-lhe dadas cinco a seis opções de roupa e acessórios. Mas há algo de esquizofrénico na Chic Every Weather.

Para uma rapariga, pensar no que vestir todos os dias é uma dor de cabeça. O armário está cheio de opções, mas é preciso ver o que dá com o quê, não misturar cores, não cruzar padrões, ver se os sapatos dão com a mala. É quase como fazer um Cubo de Rubik todas as manhãs.

A isto, ainda se junta uma variável muito importante: o tempo que vai fazer. Por isso, muitas vezes é preciso andar a escolher roupa no dia anterior com a app da meteorologia aberta no smartphone.

É aqui que entram Joana Branco e João Oliveira Simões (marido e mulher). Os dois meteram a mão na massa e criaram a Chic Every Weather, uma app que tem uma ideia-base simples: tendo em conta o tempo que faz, são sugeridas peças de roupa e acessórios para usar todos os dias.

Disponível apenas para iPhone, a aplicação é gratuita e fácil de usar: basta escolher o dia da semana em cima (é possível ver até cinco dias) e ver o que a Chic Every Weather tem para sugerir.

Por exemplo, durante esta semana, com frio e chuva, são muitas as propostas de gorros, gabardinas, casacos, botas e saias longas. Mas também há acessórios como óculos e colares para completar o look.

Em cada dia, a Chic Every Weather dá uma sugestão com cinco a seis peças de várias marcas, e é aqui que está o tal problema de esquizofrenia desta app: tanto é recomendado um gorro de 9,99 da H&M como uma mala da Burberry de 1550 euros; também há botas de 99,95 euros da Zara a lutar contra uns Manolo Blahnik de 695 euros.

Percebemos a ideia: dar sugestões eclécticas para todos os bolsos, mas talvez o mais indicado fosse dar ideias para ser Chic Every Weather, sem gastar um ordenado num casaco.

App Chic Every Weather

«A alta-costura alia-se ao pronto-a-vestir para ditar as melhores tendências e os melhores looks para as previsões meteorológicas semanais», explica Joana Branco, a fundadora, que garante: «Há peças para todos os gostos e para todas as carteiras».

Claro que ninguém é obrigado a seguir as sugestões ipsis-verbis da app: mais que nos fazer comprar um shoulder bag de 690 euros da Stella McCartney, o que a Chic Every Weather quer é sugerir looks que podemos adaptar ao que já temos em casa.

Mas, se se perder de amores por uma peça recomendada pela app e quiser mesmo comprar, basta tocar na imagem e, depois, no botão com o símbolo de um toldo para ir directamente parar à loja online da marca.

Cada peça tem ainda um botão de partilha para que possa enviar a peça de roupa ou acessório que está a ver para uma amigam, via WhatsApp ou Messenger.

Se gostar muito de um look completo proposto para cada dia, pode enviá-lo todo de uma vez por email: basta tocar no ícone do envelope que está no canto inferior direito do ecrã da app.

Caso queira ver mais peças/looks sugeridos por dia, pode tocar no logótipo da app, no canto superior direito, para que a Chic Every Weather mude tudo e sugira mais uma combinação.

A ligação à Siri, para que o assistente pessoal do iPhone lhe possa mostrar opções, também é possível: pode ligar esta funcionalidade no menu das opções em, Siri Shortcut e depois perguntar «Hey, Siri, what to wear today», por exemplo.

Para terminar, uma curiosidade: sempre que mudar de dia ou pedir um look novo à app, surgem citações de designers, modelos e outras pessoas ligadas ao mundo da moda para que se possa inspirar ainda mais para, sempre chique, enfrentar as condições atmosféricas.

A Chic Every Weather só tem sugestões para mulheres e pode ser descarregada para iPhone aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].