World Cider Awards: a melhor sidra portuguesa é Vadia e vem de Aveiro

Sidra Vadia
Sidra Vadia

A Vadia foi considerada a melhor sidra portuguesa nos World Cider Awards e conquistou uma medalha de ouro na categoria Sparkling Cider. A receita é artesanal e foi feita em parceria com a Universidade de Aveiro.

Em Portugal, o costume de beber sidra é residual. Ainda assim, marcas como a Somersby, Bandida do Pomar e Strongbow costumam estar presentes em vários festivais e eventos, como forma de promover o seu consumo.

Destas três, a Somersby é a mais popular, muito por culpa da associação a múltiplos festivais de Verão e das campanhas de marketing originais, que a fazem destacar entre a concorrência.

Fora deste universo das “três grandes” há depois as feitas por cervejeiras artesanais, como é o caso da Peste & Sidra da Musa, lançada este ano com uma festa no Ferroviário em Lisboa.

Outro exemplo é a agora detentora da medalha de ouro dos World Cider Awards que a distingue como a melhor sidra portuguesa: a Vadia, também feita por uma cervejeira artesanal com o mesmo nome.

A sidra Vadia (5,90% de teor alcoólico) foi uma das eleitas na categoria Sparkling Cider (sidra com gás ou gaseificada), que teve a italiana Hoila como vencedora absoluta e considerada a melhor do mundo.

O júri dos World Cider Awards destacou a leveza e os aromas a maçã e toffee, o sabor a alperce e o facto de ter acidez e doçura em harmonia com um longo final.

Sidra Vadia

A Vadia é uma sidra artesanal, feita apenas coma maçãs portuguesas e produzida pela cervejeira em parceria com a Universidade de Aveiro, uma vez que resultou de uma dissertação de mestrado de um aluno: João Santos, que agora é head brewer na empresa.

«Uma das principais características que diferencia este produto eco-inovador dos demais existentes no mercado é a utilização do retentato de maçã enquanto ingrediente, um subproduto agro-alimentar, proveniente da indústria de sumos, cuja eliminação traz inúmeras implicações ambientais e económicas para as indústrias», explica João Santos.

O head brewer da Vadia diz ainda que o facto de ser produzida com esta matéria-prima permite a «não adição de aditivos como sulfitos e açúcares adicionais», coisa que «a maioria das sidras» usa.

Como pairing, Nicolas Billard, o beer sommelier da Vadia, sugere «sushi, saladas, pratos agridoces e queijos como Camembert e Roquefort», devido à «doçura moderada e equilibrada com o aroma da maçã e uma ligeira acidez».

A sidra Vadia é já a quarta bebida desta cervejeira a conquistar um prémio nos World Dink Awards, que também distingue vinhos, cervejas e bebidas espirituosas. As outras foram as cervejas Rubi, Extra e Ginja.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].