Novo IQOS 3

Alternativas ao tabaco convencional: IQOS 3 chega ao mercado em duas novas versões

por • 24 Outubro, 2018 • Actualidade, High-TechComentários fechados em Alternativas ao tabaco convencional: IQOS 3 chega ao mercado em duas novas versões6725

Num evento que quase se assemelhou ao de um lançamento de iPhones, a IQOS anunciou a terceira versão do seu sistema de tabaco aquecido, o IQOS 3, com dois modelos.

As alternativas ao tabaco convencional podem ser encontradas sob várias formas, desde dispositivos que libertam vapor de água (os vapes) a pastilhas de nicotina. Contudo, a melhor alternativa é mesmo… deixar de fumar.

Em 2016, era anunciada uma tecnologia (e um produto) chamada IQOS que passou a colocar nestas alternativas o tabaco aquecido. Nascido no Japão, o IQOS é um equipamento que se carrega por USB e que tem um pequeno tubo onde se insere um tipo de cigarros especiais.

Os cigarros usados no IQOS são cerca de três vezes mais pequenos que os comuns e aquecidos por uma resistência que está no tubo; isto não produz fumo, tal como vemos nos cigarros, mas sim um aerosol mais “saudável”.

«O IQOS produz um aerossol que, em média, contém níveis 90 por cento mais baixos de substâncias químicas nocivas do que as presentes no fumo dos cigarros», garante a marca.

Contudo, esta é uma afirmação que não convence, para já, a Food and Drug Administration, a entidade que regula este tipo de mercado (e outros, como os medicamentos) nos EUA.

A dona da IQOS, a tabaqueira Philip Morris, não pode vender os seus produtos neste país, dado que a FDA ainda está a analisar os dados anunciados pela marca.

IQOS 3

Em Portugal, tudo é diferente e a IQOS já está no mercado há dois anos, praticamente desde o lançamento mundial no Japão. Existe, inclusive, uma boutique da marca em Lisboa, na Rua da Misericórdia e duas pop-ups: uma no Centro Comercial Amoreiras e outra no Fórum Madeira.

A isto juntam-se cerca de quarenta revendedores e parceiros IQOS em todo o País. Já tabaco que se usa em exclusivo neste equipamento, o Heets (da Marlboro) pode ser encontrado em, praticamente todas as tabacarias e em muitos cafés de Portugal – cada maço custa 4,50 euros e traz vinte cigarros.

Ontem, no Japão, a IQOS apresentou a sua nova geração de produtos de tabaco aquecido num evento muito semelhante a uma apresentação da Apple – na verdade, estes equipamentos parecem, até, acessórios da marca da maçã, com o seu design polido em branco a fazer lembrar a caixa dos Airpods.

As novidades são duas. O IQOS 3 (foto em cima) é a evolução natural do modelo anterior e agora tem um sistema de abertura lateral, onde se coloca o tubo que aquece os Heets.

Depois, temos o IQOS 3 Multi (foto em baixo), um sistema de apenas uma peça, mais compacto, portanto, onde se coloca o tabaco numa abertura localizada no topo e se carrega a partir de uma entrada USB na parte de baixo.

O IQOS 3 Multi é também a versão que mais autonomia tem: a marca garante que pode ser utilizada para fumar dez cigarros com uma só carga.

IQOS Multi 3

Ambas vão ficar disponíveis no Japão e Coreia do Sul durante as próximas emanas e chegam à Europa em meados de Novembro. No total, a IQOS vai vender os seus novos “gadgets” em mais de quarenta mercados.

Durante a apresentação não foram divulgados preços, mas os da versão principal não devem fugir muito aos 70 euros que custa o actual Kit IQOS 2.4.

Já o IQOS 3 Multi deverá ter um preço mais reduzido, como forma de captar mais clientes para este mercado, que segundo o CEO da marca Andre Calantzopoulos está com as vendas em em declínio desde o lançamento.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish