Escapada Rural: nova plataforma de booking espanhola quer atrair casas nacionais com modelo freemium

Já tem quase 1500 casas registadas em Portugal e quer chegar aos 2500 alojamentos em três anos. O site Escapada Rural não cobra comissão por reserva feita e aposta num modelo de compra de visibilidade.

É uma espécie de Booking misturada com OLX. O Escapada Rural é uma plataforma especializada em fazer reservas online em casas de turismo rural que agora aposta muitas das suas fichas no País.

Para isso, aposta num modelo de negócio em que não cobra taxas ou comissões por cada reserva feita (o chamado modo freemium); ao invés disso, o Escapada Rural propõe outro negócio aos responsáveis pelas casas de alojamento.

A ideia são planos premium em que é pago um valor entre 199 e 1875 euros para que as casas subam posições numa pesquisa feita no site, o que pode levar os clientes a ver propostas que podem não ser as melhores opções por vários motivos, mas sim as que mais pagaram para ter destaque.

Ainda assim, o site conta com vários filtros para que a escolha seja o mais personalizada possível por parte das pessoas que querem fazer reservas de turismo rural em Portugal.

Por outro lado, o facto de o EscapadaRural não cobrar taxas aos alojamentos pode fazer com que os preços de reserva sejam mais baratos que em outras plataformas semelhantes, o que pode ser um bom chamariz para os clientes.

Para já, os objectivos da empresa, que em Itália, França e Alemanha opera com o nome Rurality, são chegar aos 2500 alojamentos nacionais em três anos e conseguir que, em 2021, 30% seja assinante das ofertas premium.

A oficialização da entrada do site Escapada Rural em Portugal foi feita numa apresentação que teve como palco a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e contou com a presença de Ana Alonso, directora de comunicação, e Maria de Lurdes Vale, directora do Turismo de Portugal em Espanha.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].