Henrique Sá Pessoa abre restaurante no Porto: o menu de partilha do Tapisco chegou à Invicta!

Tapisco Porto
Tapisco Porto

Um ano e maio depois de ter aberto em Lisboa, o Tapisco fez as malas e acaba de abrir no Porto. O restaurante de Henrique Sá Pessoa abre tem um conceito de partilha, com um menu recheado de petiscos.

A Rua Mouzinho da Silveira é a nova casa do Tapisco, no Porto, onde o menu mantém alguns dos pratos mais emblemáticos do espaço de Lisboa, mas inclui várias novidades.

«Os clientes do Porto que iam a Lisboa pediam-me para levar o Tapisco para a cidade e, sendo assim, não fazia sentido alterar totalmente o menu. O ADN da cozinha é o mesmo: a carta é idêntica, mas achámos que fazia sentido ter aqui pratos como as Tripas, por exemplo», justifica Henrique Sá Pessoa.

A incursão do Tapisco no Porto tem uma parte especialmente reforçada, a das Brasas, com três novos pratos: Carabineiro Grelhado com Alioli e Salada de Tomate, Polvo à Lagareiro com Batatinha Assada e a Posta Minhota Galega.

Nos Tachinhos, Henrique Sá Pessoa adicionou a Paella Negra com Sépia y Alioli, o Arroz de Bacalhau com Tomate e Coentros e as Tripas à Moda do Porto. Nas sobremesas, há duas novas sugestões: Morangos com Bolo de Azeite e Sabayon de Vinho do Porto a a Mousse de Chocolate Negro com Azeite e Flor de Sal.

O Tapisco Porto inclui ainda algumas adaptações de pratos emblemáticos servidos em Lisboa. O La Bomba passa a ter nome da Invicta, com o choco frito a ser servido num prego com maionese de coentros e lima; os ovos mexidos acompanham com alheira de caça, em vez dos espargos “lisboetas”.

Num espaço com estilo retro, «inspirado no ambiente elegante dos restaurantes e snack-bars dos anos 50 a 70», a vermuteria «cresceu em referências e em tamanho», em relação ao Tapisco Lisboa: no Porto é «independente do balcão, à entrada do restaurante». A carta tem cocktails de vermute, os Príncipe, Monarca e Majestade (todos a 10 euros), além dos de assinatura, que se mantêm na carta.

Neste momento, o restaurante está em regime de soft-opening desde 20 de Agosto, o que significa que não está aberto durante todo o dia, mas apenas das 19 às 0 horas. Esta é uma espécie de abertura piloto, para que a equipa do Tapisco tenha tempo para se entrosar e aprimorar o serviço, quer na cozinha, quer na sala.

Henrique Sá Pessoa está ainda a recrutar elementos para a cozinha: a 24 de Agosto o chef fez um post no seu Instagram, replicado no Twitter, com a oferta de emprego. Os candidatos devem enviar o CV para o mail [email protected].

Tapisco Porto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].