Cozinha da Clara apresenta carta de Primavera e um novo menu de tapas para petiscar

Cozinha da Clara Primavera
Cozinha da Clara Primavera

O restaurante da Quinta de la Rosa, no Pinhão, a paredes meias com o Douro, tem uma nova carta dividida entre pratos contemporâneos e tradicionais. E ainda há um menu de tapas para petiscar.

Nesta altura do ano, o anúncio das cartas de Primavera são como os cogumelos. Uma das mais recentes a ser anunciada é a da Cozinha da Clara, no Pinhão, Alijó.

Este restaurante pertence à propriedade Quinta de la Rosa, produtora de vinho do Douro, e tem o chef Pedro Cardoso a liderar a cozinha.

Para assinalar a chegada da Primavera, o chef criou uma nova carta dividida entre partos contemporâneos e tradicionais, bem como uma ementa de tapas, para petiscar.

Aqui, entre as nove opções, as sugestões vão para a tábua de queijos nacionais’, os bolinhos de bacalhau da avó Clara e as esferas de alheira recheadas com queijo da Serra. Os preços variam entre os seis e os quinze euros.

Em relação à carta, há pratos fixos mas existem outros que podem entrar e sair, já que a aposta do chef passa por usar «produtos da época».

Esta nova carta da Cozinha da Clara está ainda dividida entre pratos tradicionais e contemporâneos. A primeira é inspirada pela cozinha regional e a segunda tem mais atenção ao detalhe e à apresentação.

Nesta parte mais contemporânea podemos encontrar a corvina corada com texturas de ervilhas e sabores de chouriço ou um lombo de vitela com puré de aipo, legumes assados e chips de tubérculos.

Já na carta dedicada à gastronomia regional há o clássico cabrito com batata no forno e grelos ao alho, bacalhau com broa de Covas do Douro, esmagada de batata e azeitona da quinta e polvo à lagareiro com batata a murro regado com o azeite extra virgem da Quinta de la Rosa.

O chef Pedro Cardoso criou ainda pratos vegetarianos com ingredientes regionais, como a polenta cremosa, legumes e cogumelos saltados ou o penne com molho de tomate e legumes da época.

Nas sobremesas, há a nossa tarde de amêndoa e o cremoso de avelã, pastel de nata e o café expresso português na interpretação do chef e pudim de laranja com sorbet de tangerina.

A Cozinha da Clara tem ainda um menu de jantar composto por várias entradas para partilhar, um prato principal e uma sobremesa. O vinho, água e cafés estão incluídos e o preço é de 50 euros. Se optar por vinhos Reserva, são mais 10 euros.

O menu de Primavera completo pode ser visto aqui. Para reservas, use os números de telefone 254 732 254 ou 931 461 038.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].