Setembro A Vida Inteira: documentário português sobre vinho chega aos cinemas a 15 de Março

Setembro A Vida Inteira
Setembro A Vida Inteira

Realizado pela jornalista Ana Sofia Fonseca, Setembro A Vida Inteira promete ser uma documentário «cinematográfico e intimista». A estreia é a 15 de Março, nos cinemas.

Não vai ser uma estreia em todo o País, mas Setembro A Vida Inteira vai mesmo chegar aos cinemas nacionais, depois de ter passado por dois festivais estrangeiros.

O documentário sobre vinho foi mostrado pela primeira vez no International Wine Film Festival (EUA) e depois no MOST International Wine & Cava Film Festival (Espanha), onde recebeu mesmo o Grande Prémio do Júri.

Em Portugal, Setembro A Vida Inteira, da jornalista Ana Sofia Fonseca estreia a 15 de Março, mas apenas em três salas: Cinema City de Alvalade (Lisboa), Setúbal e Leiria.

As primeiras sessões do documentário vão contar com a presença da realizadora, que aproveita o momento para falar com o público sobre as experiências que teve ao longo da rodagem de Setembro A Vida Inteira.

Ana Sofia Fonseca vai estar dias 15 e 16 no Cinema City Alvalade, e 17 e 18, no Cinema City Setúbal, sempre na sessão das 19:30. sobre o seu filme, a jornalista diz que é uma «longa-metragem com uma linguagem intimista e cinematográfica».

«Numa altura em que o vinho português começa a ser reconhecido internacionalmente, este documentário é o seu retrato íntimo», explica a jornalista.

A realizadora diz ainda que o filme é um «convite à reflexão sobre a alquimia do vinho, a relação entre quem tem a terra e quem a trabalha» e também um documentário «sobre paixão, liberdade e fé». Pode ver o trailer aqui:


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Setembro A Vida Inteira: a origem da história

O ponto de partida para o enredo de Setembro A Vida Inteira aconteceu em 2003, altura em que Ana Sofia Fonseca estava a escrever o livro Barca Velha – Histórias de um Vinho.

«Na altura, ao entrar no sótão da casa de Maria Luísa Olazabal, na Quinta do Vale Meão, no Douro Vinhateiro, deparei-me com um cenário digno de um filme», conta a jornalista.

Dois anos depois, em Setembro de 2015, começavam as filmagens. O resultado é um documentátio que conta «histórias de vida, onde o que se destaca é a natureza humana, muito à semelhança do que jornalista tem vindo a fazer ao longo da sua carreira».

A banda-sonora de Setembro A Vida Inteira é uma adaptação assinada por Jorge Palma do fado Oiça lá, ó Senhor Vinho, de Amália Rodrigues e que também conta com uma versão de Mariza.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].