Restaurante chinês Quanjude sugere ovos (não de Páscoa) com mil anos

Ovos Mil Anos Quanjude
Ovos Mil Anos Quanjude

Toda a gente sabe como são os ovos da Páscoa, feitos em chocolate e com algumas surpresas dentro, nalguns casos. Mas o Quanjude tem uma proposta diferente para a Semana Santa.

Já falámos aqui no Quanjude e na sua iguaria de destaque: aquele que o restaurante diz ser o verdadeiro Pato à Pequim em Lisboa, feito de maneira tradicional, como na província de onde é originário – Sichuan.

Para esta época da Páscoa, contudo, o Quanjude sugere outra iguaria, em oposição aos tradicionais ovos de chocolate, que diz ser uma «excentricidade no Ocidente».

A sugestão deste restaurante chinês que fica na zona dos Parque das Nações é o ovo mil anos, «também conhecido como ovo centenário, ou ovo milenar». Este ingrediente da culinária chinesa, servido como entrada, é de pata e tem uma forma de preparação, no mínimo, curiosa.

«Trata-se de um ovo de pata, que é conservado numa mistura de argila, cinzas, sal e casca de arroz por diversas semanas ou meses», diz o Quanjude.

Depois, a mistura de argila «endurece em torno do ovo, curtindo-o, em vez de o estragar». Após este processo de cura, «a gema de ovo passa a assumir uma coloração verde-acinzentada e torna-se cremosa».

O resultado é um sabor «mais alcalino e salgado», enquanto a clara fica com uma «tonalidade que gravita entre o castanho e a transparência». A textura destes ovos mil anos do Quanjude é gelatinosa «semelhante à que tem uma clara cozida, com um sabor muito ténue».

Como o Quanjude assume, o aspecto dos ovos mil anos é pouco convidativo, mas o sabor «é único e uma agradável surpresa». No restaurante, estes ovos são ainda servidos sobre tofu.

Para fazer uma reserva no Quanjude pode usar o número de telefone 926 033 333.

Quanjude Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].