Restaurante Astória renova carta para a Primavera e passa a ter menu de degustação

Astória - Carta de Primavera 2018
Astória - Carta de Primavera 2018

Os sabores da Primavera chegaram ao Astória, o restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Uma das novidades é o menu de degustação.

O chef Francisco Pico renovou a oferta gastronómica do Astória, depois de ter assinado a sua primeira carta no final de Dezembro. Na altura, o mote era a reinvenção de sabores portugueses, com três características: tradicional, sazonal e clássico.

A carta de Primavera continua, pelo menos, a manter um destes conceitos: a sazonalidade, com «produtos típicos da época» de Primavera. Um dos grandes destaques é o Oscietra Caviar, servido com torrada melba, clara de ovo ralada e gema, alcaparras e chalotas.

De acordo com Francisco Pico, este caviar tem um «sabor único e delicado, saturado com uma leve nota de noz». Ainda nas entradas, distingue-se o jardim de verduras miniatura da primavera, com hummus, areia de azeitona e crocante de sésamo.

Nos pratos principais, e no peixe, a carta de Primavera do Astória tem
filete de robalo no carvão, aveludado de lavagante, salada de funcho e coentros e o bacalhau curado e aromatizado com limão e coentros, puré de grão-de-bico e chalotas caramelizadas.

Para quem prefere carne, a sugestão de Francisco Pico vai para o lombinho de borrego assado em carvão, manteiga, alho francês e cogumelos e puré de batata com manteiga tostada ou a barriga de porco assada a baixa temperatura, texturas de batata-doce, crumble de morcela transmontana com molho de vinho tinto e maçã assada.

A carta tem ainda pratos feitos num forno a carvão: lombo de salmão, tomawack para partilhar ou secretos de porco ibérico alentejano. Nas sobremesas, o Astória aposta em pão-de-ló de Ovar com gelado de Queijo da Serra e no macaron de framboesa com mousse de chocolate branco.

Menus de degustação e para grupos no Astória

Quem quiser provar um pouco de tudo da nova carta de Francisco Pico, no Astória, há agora um menu de degustação que inclui duas entradas, dois pratos principais (um de carne e um de peixe) e uma sobremesa.

Outro dos menus especiais do Astória passa a ser o de grupos a partir de quatro pessoas e que inclui três entradas, um prato principal (carne ou peixe) e três sobremesas.

A nova carta do Astória, que surge depois do anúncio do brunch do restaurante, está disponíveis ao almoço (12:30 às 15) e ao jantar (19:30 às 22:30), assim como estes dois menus. Para reservas pode usar o número de telefone 220 035 600.

Astória Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].