Panca: há uma nova cevicheria na Baixa do Porto

O chef Camilo Jaña e o empresário Vasco Mourão são os responsáveis pela abertura da nova Cevicheria no Porto: o Panca.

A Rua Sá de Noronha vai começar a ser um local de romaria para os adeptos “tripeiros” da cozinha da América Latina. O Panca – Cevicheria & Pisco Bar abriu na Baixa do Porto, naquela que é a segunda experiência do género de Camilo Jaña.

O chef chileno já tinha aberto, no Verão de 2016, um quiosque no Parque da Cidade onde o ceviche era a estrela da carta. Na altura, Camilo Jaña contou com a ajuda de Ruy Leão.

A abertura de uma cevicheria, que também tivesse pratos nikkei (fusão entre a gastronomia peruana e japonesa), era um sonho antigo de Camilo Jaña.

«Esta abertura não acontece por tendência, mas pelo significado que o ceviche teve e tem na vida do chef. O desejo de abrir um restaurante deste género tem sido uma constante desde que assentou raízes em Portugal», explica Vasco Mourão.

O novo Panca – Cevicheria & Pisco Bar foi desenhado pela arquitecta Ana Godinho de Almeida e teve a decoração a cargo de Alejandra Jaña.

Segundo os responsáveis, a decoração é inspirada nas cores e padrões típicos das culturas sul americanas. No Panca, o objectivo foi associar o «padrão clássico do grupo Cafeína com o lado jovem, irreverente e irrequieto que caracteriza Camilo Jaña».

O resultado é um «ambiente único, em que nos apetece estar, e onde somos completamente envolvidos pelo espírito latino e cosmopolita», conclui Vasco Mourão.

Conhecida a história do Panca, vamos à carta. Nos peixes, os destaques são Peixeirada de Peixe Branco, Batata Doce e Milho Chulpi, Ceviche “Nikkei” de Atum, Beterraba e Cebolinhas ou Mariscal Puro e Mar Adentro.

Os adeptos de carne podem contar com Bife Chorizo com Chimichurri ou o Cachaço de Porco Bísaro, Yuca & Curry Samba. Para a sobremesa há paçoca, frutos tropicais, chocolate ou tapioca e, como não podia deixar de ser, Dulce de Leche.

A Rua Sá de Noronha é a nova “casa” do Panca, que fica no número 61. O restaurante está aberto todos os dias das 12 à 1 da manhã. Para reservas pode usar o número 222 033 144.

Panca - Cevicheria e Pisco Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].