CAR….LHO!! Bistro 100 Maneiras é o melhor restaurante do Mundo

O restaurante do chef Ljubomir Stanisic, a estrela de Pesadelo na Cozinha da TVI, foi nomeado o melhor restaurante do mundo para a revista Monocle.

Aqui, estrelas Michelin não entram. O roteiro da revista Monocle não contempla estes espaços porque, segundo os editores, estão fartos de «porções minúsculas servidas em vários pratos».

É neste contexto que o Bistro 100 Maneiras chega ao topo da lista da Monocle publicada na edição de Julho/Agosto, em que o tema de capa é um guia para assentar num local onde nos sentimos bem.

A Monocle destaca no seu texto o «ambiente informal» do Bistro 100 Maneira e sugere o que os clientes devem pedir: «Um cocktail e cascas fritas de batatas com molho de iogurte [As cascas de batata, 7 euros]»

Depois «escolha entre lulas [a revista menciona, de forma errada, polvo – octopus] de anzol grelhadas, risotto de lima e tapenade [28 euros] e bife do lombo com batata rosti e tomate confitado, acompanhado de um cocktail de beterraba [35 euros + 14 euros]».

Assim que sou da novidade, o chef Ljubomir Stanisic agradeceu de forma entusiástica no Facebook: «CAR……LHO!!!!!! Obrigado do coração a toda a minha equipa, aos que estão connosco há anos e aos outros, que se tornaram parte desta família mais recentemente, aos que sempre acreditaram. Este prémio é vosso! Felicidade é isto!!».

Ljubomir Stanisic tornou-se ainda mais conhecido dos portugueses com o programa da TVI Pesadelo na Cozinha, onde visitava restaurantes em má situação e dava soluções para recuperar os espaços.

No entanto, o chef jugoslavo já tinha protagonizado Papa Quilómetros (24 Kitchen), um programa em que viajava pelo País, dando a conhecer o melhor da gastronomia portuguesa. Esta aventura daria, depois, lugar a um livro com o diário de bordo do chef e várias receitas.

Monocle Bistro 100 Maneiras +

Ljubomir Stanisic tem ainda publicado outro livro, este apenas de cocktails: 100 Cocktails, 100 Maneiras.

Apesar de ter dito inicialmente ‘não’ a mais uma temporada de Pesadelo na Cozinha, a verdade é que Ljubomir já abriu as portas para as gravações de uma nova temporada.

Pode fazer o download do menu do Bistro 100 Maneiras aqui.
Conheça todos os dez restaurantes distinguidos pela Monocle no aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].