Cervejas portuguesas Topázio e Onyx estão de volta

Duas cervejas de Coimbra dos anos 80 estão de volta ao mercado, pela mão de duas produtoras artesanais.

O revivalismo é um dos grandes negócios da actualidade. Desta vez, a “febre” atingiu o mercado das cervejas, onde a Super Bock lançou já este ano uma garrafa vintage para comemorar o seu 90.º aniversário.

E o resultado vem em dose dupla: as produtoras artesanais Hoppy House Brewing e Praxis anunciaram o renascimento das cervejas Topázio e Onyx, duas marcas de Coimbra.

Ambas mantêm as receitas originais, segundo as produtoras. A Topázio é uma cerveja Pilsner, com 5,6% de teor alcoólico, de cor dourada clara.

«Produzida com 100% malte cevada, caracteriza-se pelas notas de malte e pão e uma surpreendente doçura residual que contrasta com o ligeiro amargor que permanece na boca», sublinham os responsáveis.

Já a Onyx é uma Dark Lager, com 4,5% de teor alcoólico, de cor castanho muito escuro, «com um aroma a malte torrado, um amargor a lembrar café e um final seco em boca».

As duas cervejas vão ser comercializadas em dois formatos: caixas de doze unidades, em garrafas de 33 cl com o formato emblemático dos anos 1980; Onyx e Topázio chegam ainda em barris de vinte litros.

Jaime Freitas e Pedro Baptista, responsáveis da Hoppy House Brewing e Praxis, dizem que a distribuição das cervejas será feita a «nível nacional, para o canal horeca e da grande distribuição».

Contudo, os produtores ressalvam que a «prioridade» é a comercialização das cervejas na região de Coimbra.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].